Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande participa de encontro na Agenersa

Reunião tratou o projeto de transposição de efluentes das estações de tratamento de esgoto da Lagoa de Araruama para a bacia do Rio Una

O secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle, participou de uma reunião na Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), nesta terça-feira (12). O encontro abordou a transposição de efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para a bacia do Rio Una, com objetivo de evitar o lançamento de água doce na Laguna de Araruama. Na ocasião também estavam presentes representantes do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João.

Segundo Lavalle, a transposição de efluentes na bacia do Rio Una é um projeto antigo, aprovado pela Agenersa em 2010. A responsabilidade de execução é da Concessionária Prolagos. A empresa apresentou outras propostas, como fazer os lançamentos no meio da Laguna de Araruama, porém, essa hipótese foi reprovada pelos municípios localizados no entorno da lagoa.

“Foi uma oportunidade que rendeu bons frutos. Muito produtiva, com representantes dos órgãos e Conselheiros da Agenersa. Além de falarmos sobre o futuro da Laguna de Araruama, fizemos um apanhado da evolução da discussão sobre o rio Una. Acredito que a resolução dos problemas só é possível através de debates como o de hoje, onde juntos podemos pensar o futuro dos corpos hídricos e do meio ambiente como um todo”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.

De acordo com o relatório apresentado na reunião pelo presidente da plenária de ONGs do Comitê de Bacia Lagos São João, Arnaldo Villa Nova, a Laguna de Araruama é um corpo hídrico hipersalino, com baixo teor de nutrientes. Logo, não é compatível a receber efluentes de ETE’s de água doce e com altos teores de nutrientes. A partir desta conclusão, ficou deliberada uma reunião com todos os prefeitos da área de concessão da Prolagos e representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). O encontro está previsto para a primeira quinzena de agosto.