Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda prorroga contrato dos jovens do projeto Cidadão Participativo

Ontem (10) e hoje( 11) no Centro Multiuso, a secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda esteve realizando a Assinatura do Termo Aditivo para os 90 jovens do Projeto Cidadão Participativo, que atuam em diversos setores da Prefeitura Municipal. Os jovens deveriam encerrar suas atividades profissionais neste mês, mas por decisão da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, eles irão ficar atuando por mais três meses, com possibilidade ainda de se estender por mais quatro meses.
Os jovens desta última seleção, mesmo tendo feito toda capacitação necessária, não puderam iniciar em março de 2020 , por causa da pandemia e só ingressaram em agosto do mesmo ano. Assim, este ano de 2021, excepcionalmente, não haverá uma nova turma de jovens, mas o edital de convocação para o ano de 2022 deverá sair até setembro deste ano.
O Projeto Cidadão Participativo contempla jovens de 16 a 23 anos e 11 meses, que passam por avaliação e entrevista, e quando selecionados recebem capacitação durante três meses e depois passam por noves meses trabalhando, devendo cumprir carga horária de 20 horas semanais e receber meio salário mínimo.
Para o Prefeito Vantoil Martins,que já esteve a frente da secretaria de Assistência Social em outra época o projeto é uma oportunidade ímpar. “ É uma primeira experiência no mundo formal de trabalho, onde o jovem aprende a administrar seu próprio orçamento, pode contribuir com família e, sem dúvida, é uma significativa importância para vida de todos eles. Muitas das vezes, os jovens acabam se tornando imprescindíveis, devido seu comprometimento, sua competência e seu envolvimento. Portanto, não deixem escapar essa chance, pois num futuro breve vocês podem estar em posição de destaque na vida pública,”- enfatiza o Prefeito.
Segundo a secretária de Assistência Social, Cláudia de Souza,“ com o momento pandêmico, nós consultamos a procuradoria e constatamos a possibilidade de estender o contrato, e assim está sendo feito. Tenho muito carinho por esse projeto e é bom lembrar que o jovem quando se destaca, tem a possibilidade de um contratação enquanto profissional, portanto é importante que ele se envolva com essa oportunidade”.
A jovem, Juliana Rodrigues, de 19 anos, que atua na Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal, aprovou a inciativa. “ Achei muito interessante porque isso enriquece nosso conhecimento nesse tempo que se estendeu. A gente consegue se organizar também financeiramente e ampliar nossas relações com outras pessoas”- opinou Juliana.