Saúde em Iguaba Grande é destaque em avaliação do PMAQ

Município teve a totalidade das equipes com avaliação na média

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro foi destaque na última avaliação do Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade (PMAQ) do Ministério da Saúde, divulgada esta semana. Apenas Iguaba e mais um município receberam a nota de classificação acima da média entre os nove municípios da Baixada Litorânea.

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas UBS. Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde são acompanhados e avaliados. Também é avaliada a infraestrutura das UBS, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão.

O Ministério da Saúde realiza essa avaliação a cada dois anos e a boa avaliação resulta no recebimento de recursos do governo federal para incentivo das equipes. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Na Baixada Litorânea, entre os nove municípios apenas Iguaba Grande e Saquarema tiveram a totalidade das equipes de saúde com avaliações na média, e apenas Iguaba e Casimiro de Abreu tiveram uma equipe com avaliação acima da média.

Texto: Júlya Costa

Foto: Arquivo ASCOM

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *