Retornam as aulas na Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande

Secretaria de Educação amplia vagas para educação infantil e fundamental para o ano de 2019

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande retornaram na semana passada, dia 06. Neste ano, o município recebeu cerca de 4.700 alunos que estudam nas 14 unidades escolares. A Prefeitura de Iguaba Grande vêm investindo na ampliação das vagas de educação infantil com a reconstrução da Creche Therezinha Pedrosa, em Cidade Nova, abrindo 80 novas vagas com mais duas salas de aula no Antônio Rodrigues Teixeira.

Em visita no segundo Pólo da Escola Municipal Therezinha Pedrosa, no Centro da cidade, o Secretário de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), Fred de Carvalho, destacou que, com o processo seletivo foi possível depurar a qualidade dos profissionais da educação, contribuindo para alcançar a meta de 2019. “Estamos com grande expectativa para este ano letivo. A meta é aumentar um ponto no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em cada escola, utilizando como modelo a escola Therezinha Pedrosa, que obteve destaque no ano passado”, disse o Secretário, ressaltando, ainda, que o objetivo é de zerar toda a fila de espera para suprir toda a parte de educação infantil.

No ano passado, a educação em Iguaba Grande teve o segundo melhor resultado na Região dos Lagos e o sexto em todo o estado do Rio de Janeiro na avaliação do IDEB, com destaque nas notas individuais, mantendo o resultado de 7.2 da Escola Municipal Therezinha Pedrosa, que é uma das melhores notas de todo o país, além das Escolas Cláudio Moacyr e Paulino Pinto Pinheiro.

Para a Diretora da Therezinha Pedrosa, Danielle Corrêa, o foco está em manter a educação de excelência que recebeu o reconhecimento em todo estado. “Nosso objetivo para este ano é dar continuidade aos trabalhos. Estar como diretora à frente desta Escola é um prazer, e continuar honrando com o nome desta unidade é um compromisso”, destacou Danielle Corrêa.

Renata da Silveira, que fez parte da equipe de professores que alcançaram o resultado no IDEB da Therezinha Pedrosa, atualmente é Coordenadora da Escola e ressaltou a importância de incentivar os alunos. “É gratificante trabalhar na Rede de Ensino de Iguaba Grande. O ponto chave é o amor, a dedicação e a união da equipe e alunos. Nós mostramos que eles são capazes de tudo”, disse a Coordenadora.

Dentre os objetivos destacados pelo Secretário de Educação está, também, a ampliação no atendimento para o ensino fundamental I e II. Allyson Santana tem 12 anos e cursa o 7º ano do ensino fundamental. “Eu amo estudar no Therezinha Pedrosa. Os professores me incentivam muito aqui, e nos ajudaram a chegar no resultado do ano passado. Isso é muito emocionante para todos nós”, declarou o aluno.

Na ocasião, Fred de Carvalho falou sobre o processo seletivo simplificado que aconteceu neste mês de fevereiro. “Esse ano tivemos o processo seletivo e conseguimos depurar a qualidade dos profissionais e, com isso, temos os melhores profissionais em cada área. Hoje, nós temos a convicção que a gente oferece os melhores professores e educadores, porque conseguimos fazer um processo limpo e transparente”, explicou o Secretário.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: José Carlos Rodrigues