No último domingo (27), uma operação coordenada resultou na prisão de uma quadrilha especializada em furtos residenciais que atuava na Região dos Lagos. O grupo, vindo de São Gonçalo, foi detido ao retornar a Iguaba Grande, após ser identificado pelo sistema de vigilância da cidade.
A Central de Monitoramento, que já havia registrado o veículo utilizado pelos criminosos em uma ocorrência anterior, emitiu um novo alerta ao identificar o automóvel circulando novamente pelo município — agora com placas clonadas. A partir daí, teve início uma rápida mobilização das forças de segurança.
O operador do monitoramento compartilhou a informação no grupo integrado de segurança, que reúne agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Ao identificar o alerta, agentes da Guarda Municipal se dividiram em duas equipes: uma viatura da PM já estava posicionada na entrada da cidade (boca de pista), enquanto outra viatura da Guarda, com os agentes e o GCM Mota, iniciou o patrulhamento em outro ponto estratégico.
Ao passarem pela altura da Vila Romana, os guardas se depararam com a abordagem já em andamento pela equipe da PM. Eles prestaram apoio imediato à ação até a chegada de reforços. Durante todo o tempo, o servidor responsável pelo monitoramento repassava em tempo real as coordenadas da ocorrência, garantindo que todas as equipes atuassem de forma alinhada. O Registro de Ocorrência (RO) foi feito na 118ª Delegacia de Polícia (DP) de Araruama, responsável pela condução do caso.
Entre os presos, estavam indivíduos com histórico criminal extenso: um com 15 passagens pela polícia e outro utilizando tornozeleira eletrônica.
🔎 Tecnologia aliada à inteligência e agilidade operacional
A Central de Monitoramento de Iguaba Grande opera 24 horas por dia com câmeras inteligentes espalhadas pela cidade, sendo peça-chave na prevenção e combate ao crime. Cada alerta emitido pode representar a diferença entre o prejuízo e a segurança, entre o risco e a proteção.
Essa ação é mais uma prova de que a integração entre tecnologia e equipes em campo funciona — e salva. Levar segurança à população é mais do que uma missão: é um compromisso diário com cada cidadão iguabense.