Projeto “Verão #TônoRio” em Iguaba Grande leva público para orla de Cidade Nova durante final de semana

Ainda durante o evento, a Feirinha Criatividades da Terra fez movimento na economia através do artesanato local e agricultura familiar

Durante quatro dias o projeto “Verão #TônoRio” levou o público para a orla da praia de Cidade Nova. O contêiner instagramável e a Van do Artesanato foram a atração da parceria da prefeitura de Iguaba Grande com a secretaria estadual de Turismo.

Além dos espaços, foi montada uma estrutura pela prefeitura para a realização de diversas apresentações culturais como: a peça O Baião de Nós Dois, pintura livre em tela para as crianças e a Turma da Água – Projeto da Concessionária Prolagos – além das atividades físicas realizadas pela academia popular. Os visitantes também puderam realizar aulas experimentais de Iatismo, Frescobol, Canoagem Havaiana e o Campeonato Infantil de Beach Soccer sub 12 com a participação de escolinhas locais.

Buscando também movimentar a economia local, durante o sábado (05) aconteceu a última edição de verão da Feirinha Criatividades da Terra. A Feirinha, que normalmente acontece na praça Edyla Pinheiro, levou os artesãos locais e a agricultura familiar para a beira da lagoa.

“A ideia principal do projeto é que o visitante conheça melhor a nossa cidade e tenha um ambiente de informação turística incentivando ao consumo dos nossos produtos artesanais, então nada melhor do que juntar a Feirinha Criatividades da Terra a esse evento. Foi um sucesso, pudemos ver diversas famílias aqui se divertindo”. Afirmou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle”.

Para o morador Ruy Marinho, o evento foi um sucesso. “Estou morando em Iguaba há dois anos, e cada vez mais me apaixono por essa cidade. Gostaria de parabenizar a prefeitura pelo trabalho realizado. Esse evento é a prova do belo trabalho que o prefeito Vantoil Martins está realizando junto a sua equipe, vim com minha família todos os dias.” Disse o morador.

Ainda durante o sábado, a secretaria de Meio Ambiente e as crianças do Projeto Monike Azevedo realizaram a limpeza da orla. A ação retirou bitucas de cigarros e restos de lixos deixados pelos banhistas nas praias de Iguaba.

“Incentivar as crianças a cuidar das nossas belezas naturais e mostrar o quanto as ações humanas são prejudiciais para o meio ambiente é algo muito importante, pois elas são o futuro da nossa cidade.” Disse o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.

Após o pôr do sol, os visitantes puderam curtir os shows de Gigantes da Pisadinha, Henrique Lemos, Brunas Reis e Thiago De. “É a segunda vez que me apresento em Iguaba e já sou apaixonada pela cidade e pelas pessoas daqui. Recebo tanto carinho do público. Foi lindo ver todo mundo cantando junto comigo.” Disse a cantora Bruna Reis.

O coordenador do Programa Artesanato do Estado do Rio, Marcel Vasconcelos, reforçou a importância da parceria entre o estado e o município. “O nosso papel é contribuir com os nossos amigos artesãos, através da loja itinerante. Essa loja tem uma potencialidade para contribuir com o desenvolvimento do setor. Estamos muito felizes com o resultado aqui em Iguaba, os artesãos estão tendo um resultado muito positivo e essa sinergia entre o município e o estado está fazendo toda a diferença.” Completou.