Projeto Estante Mágica transformou alunos em escritores na Escola Municipal NEBAN

Alunos participaram de uma tarde de autógrafos e levaram seus livros para casa

Na última sexta, dia 7, a Escola Municipal Nerea Esther Batista Alcoforado Natividade (NEBAN) promoveu uma tarde de autógrafos para os alunos que participaram do Projeto Estante Mágica. Ao todo, 21 alunos do 1º ao 5º ano puderam escrever seus próprios livros.

O processo durou três meses, até o livro ficar pronto, e durante os dois primeiros meses, os alunos ficaram na escola, no contra turno das aulas, para escrever e as professoras acompanharam cada processo deles.  A professora do 4º ano, Ana Paula Flores teve 14 alunos participando do projeto e afirma que eles se dedicaram muito para fazer o melhor: “De primeira eles ficaram meio assustados, pois isso era uma realidade distante para eles, mas aos poucos nós fomos orientando e eles foram se animando mais, e no final eles já estavam contando os dias para receber os livros e participar da tarde de autógrafos, acredito que foi um incentivo muito grande”, afirmou a professora.

O tema foi livre, alguns alunos falaram sobre suas vidas pessoais, sobre a relação com a família e com a escola, outros foram além da imaginação e utilizaram uma forma lúdica de contar a história, usando personagens como, sol, jardim e brinquedos.

O aluno Robson Júnior, do 4º ano, escreveu o seu livro sobre um menino que soltava pipa: “Eu gosto muito de brincar soltando pipa, e foi muito legal escrever sobre isso. Eu aprendi muito e quero escrever mais vezes”, destacou o escritor.

A Mãe do Robson, Juliana de Freitas, afirma que incentivou o filho em todo o processo e que sente um orgulho muito grande: “Eu o incentivei muito a escrever, pois quando lemos um livro, não sabemos o que o escritor sente por trás disso, e assim ele teve a oportunidade de conhecer mais sobre esse universo”, e também fala sobre a expectativa do Robson para esse dia: “Ele sempre se esforçou muito e gosta de fazer as coisas bem feitas e, hoje, ele está numa alegria só, contando para todo mundo”, concluiu.

Durante a cerimônia, o diretor destacou a parceria da escola com as famílias: “Aqui nós ensinamos e preparamos para a vida, mas a educação e os valores vêm de casa. Agradeço aos pais por estarem presentes e incentivar nossos alunos nesse passo tão importante para a vida deles”.

Texto e fotos: Júlya Costa