Projeto Defesinha 2019 leva participantes para recreação na APIERJ

Formatura da 11º edição acontece no dia 30 no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia

Em mais uma atividade do Defesinha 2019, em Iguaba Grande, hoje (23) as crianças se divertiram na APIERJ – Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro. Além do lazer desta quarta-feira, foi realizada uma simulação de salvamento aquático em piscina, ensinando as crianças os procedimentos em caso de afogamento.

Amanhã (24) será o dia inteiro de atividades em Silva Jardim. Segunda o roteiro será a Praia do Forno, em Cabo Frio, em um passeio de escuna. O Projeto, que tem a Prefeita Grasiella Magalhães como madrinha, encerra dia 30 de janeiro com a formatura dos participantes no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia.

Para o Coordenador Geral do Defesinha, Marcus Dothávio, o principal objetivo do Projeto é expandir para as outras cidades, atendendo toda a Região. “Nós coordenamos o Defesinha, em 2014, em Iguaba e foi um sucesso. E mais uma vez a Prefeita abraçou o Projeto, o que está servindo de exemplo para os outros municípios. Estamos recebendo vários convites para ano que vem expandirmos”, ressaltou Dothávio.

A Coordenadora da Defesa Civil de Iguaba Grande, Geusa Lopes, faz parte da equipe de instrutores do Defesinha que participou da simulação de salvamento aquático, juntamente com instrutor Jorge Júnior e João Pedro, e falou sobre as atividades do projeto. “Durante o Defesinha foi trabalhado educação ambiental, primeiros socorros, além da integração social de crianças especiais. Fizemos o necessário para que as crianças estivessem hoje em recreação e lazer”, disse Geusa.

Igor Almeida, Presidente da APIERJ, ressaltou a alegria em receber a equipe do Defesinha, juntamente com as crianças.  “Essa parceria não é novidade, pois no ano passado trouxemos 4.500 crianças em parceria com a Secretaria de Educação do município. Temos de segunda a quinta para receber esses projetos para exercermos nosso título de utilidade pública. Estamos muito felizes de receber todos aqui e, para nós, esse momento é muito bom. A alegria dessa criançada não tem preço”, disse o Presidente da Associação.

Na ocasião, as crianças levaram um quilo de alimento não perecível que, de acordo com Igor Almeida, será doado para o projeto social da Igreja Católica que atende a 70 famílias.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: Andréa Morais