Profissionais da Saúde Bucal têm dia de Capacitação na Secretaria de Saúde

Palestra aconteceu nos contra turnos da manhã e tarde e teve como tema considerações práticas para cirurgias orais dentro das UBS’s

A sede da Secretaria de Saúde recebeu um dia de capacitação para profissionais da Saúde Bucal na última segunda-feira (04). O dentista João Bezerra, especialista em cirurgia oral e estomatologia, ficou responsável por palestrar para cerca de 24 dentistas e auxiliares de saúde bucal no turno da manhã e da tarde. O tema da palestra foi sobre considerações práticas para cirurgias dentro das Unidades Básicas de Saúde( UBS’s), incluindo revisão de conceitos básicos de protocolos de normas de segurança, técnicas cirúrgicas e revisão breve sobre o que pode ser melhorado nas práticas de cirurgias odontológicas.

O Coordenador do Programa de Saúde Bucal de Iguaba Grande, Anderson Andrade, conta que a capacitação faz parte de um cronograma anual de atualizações para que os profissionais da área se qualifiquem cada vez mais. “A gente sabe que, nas UBS’s, somos um pouco limitados quanto aos procedimentos realizados. Até pq tem certos procedimentos em que a gente precisa de uma estrutura maior, mas quando os profissionais são dotados de um pouco mais de conhecimento, a gente consegue adaptar certos procedimentos para realizarmos dentro das Unidades de Saúde”, conta o coordenador.

Para o palestrante, João Bezerra, revisões e atualizações são de extrema importância para os dentistas e auxiliares.“É interessante a Secretaria de Saúde promover esses cursos para manter a equipe sempre atualizada dessas normas e condutas. A gente faz uma troca de experiências e conhecimento entre as Unidades Básicas e o Centro de Especialidade”, fala o especialista.

Todos os meses os funcionários do Programa de Saúde Bucal irão receber capacitações e cursos com certificados que acrescentem na carreira e no currículo profissional. O coordenador do programa conta que as próximas capacitações terão como temas o papel do cirurgião dentista dentro da unidade intensiva, correção de mordida aberta e prevenção de hábitos viciosos. “Todos os meses um integrante da equipe que tenha domínio sobre algum tema pertinente à área de saúde bucal vai estar palestrando para toda equipe” explica Anderson Andrade.

 

 

Texto: Alice Sousa

Fotos: José Carlos Rodrigues e Divulgação

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *