Inscrição no CAF
A Secretaria de Pesca, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RJ), vem realizando, em sua sede, o cadastramento da comunidade pesqueira do município no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
O documento permite que a comunidade pesqueira tenha acesso a uma série de benefícios sociais, como: crédito PRONAF, aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade, descontos em compras, além do acesso à venda de produtos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), entre outros.
Melhorias na Casa do Pescador

Em parceria com a Secretaria de Turismo e a Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, a equipe da Secretaria de Pesca realizou melhorias nas Casas do Pescador localizadas em Cidade Nova e Iguaba Pequena. Entre os serviços realizados, destacam-se a colocação de madeiras para fechamento de varandas, pintura, reforço na estrutura e troca de telhas.
Construção da câmara fria para os pescadores

A Secretaria de Pesca, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia da Pitória – São Pedro da Aldeia, viabilizou a implementação de uma câmara fria para a comunidade pesqueira de Iguaba Grande.
A administração da câmara fria ficará a cargo da Colônia de Pescadores, permitindo que os pescadores armazenem seu pescado por um período mais longo, possibilitando melhores condições de negociação na venda dos peixes.
Implantação de agência do Ministério do Trabalho e Emprego
A Secretaria de Pesca tem se empenhado na articulação para trazer uma Agência do Ministério do Trabalho e Emprego para o município, visando atender à crescente demanda da população local.
A medida busca proporcionar serviços essenciais e facilitar o acesso dos cidadãos às políticas públicas de trabalho. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de regularização documental, e o local para o funcionamento da agência já foi definido: o mesmo imóvel que abrigará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
Futuros projetos
- Pesque e Leve: Em parceria com as Secretarias de Agricultura, da Cidade e Desenvolvimento do Interior e de Turismo, a Secretaria de Pesca está avaliando a viabilidade técnica para a implementação de um projeto de Pesque e Leve na Lagoa do Bulcão. O objetivo é promover o turismo sustentável e valorizar os recursos naturais da região.
- Projeto Café do Pescador: O projeto busca transformar as manhãs dos pescadores, facilitando o acesso à primeira refeição do dia e garantindo mais qualidade de vida e energia para o início de suas atividades, promovendo o bem-estar da comunidade pesqueira.
- Linha de Crédito para o Pescador: A Secretaria de Pesca tem trabalhado, junto às instituições bancárias, para viabilizar o acesso a linhas de crédito para os pescadores. O objetivo é apoiar a compra e a reforma de barcos, além da aquisição de redes de pesca, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento da atividade pesqueira local.
- Parceria com a Capitania dos Portos: O projeto tem como principal objetivo legalizar os pescadores e suas embarcações, garantindo maior segurança e conformidade com as normas estabelecidas. Além disso, estão sendo viabilizados novos cursos para a comunidade pesqueira.