Na próxima segunda-feira (10), acontecerá em Iguaba Grande a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será realizada no auditório da prefeitura, a partir das 9h30m. A conferência será o primeiro passo para as conferências estaduais e nacionais que deverão acontecer no ano de 2025 e contará com a participação da população iguabense para debater e criar novas propostas de leis com foco em questões ambientais.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, abriu as inscrições previamente, através de um formulário on-line, que ofertou cerca de 50 vagas para pessoas acima de 16 anos. As vagas foram preenchidas em poucos dias, mas os interessados que não conseguiram se inscrever, podem tentar realizar o credenciamento presencialmente no dia e no local da conferência.
A conferência abordará cinco eixos ligados ao tema central, emergência climática. São eles: Mitigação, Adaptação e Preparo para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental. Em um primeiro momento, os cinco eixos serão apresentados por palestrantes especialistas em cada assunto, que irão falar de maneira mais aprofundada sobre os eixos para o público presente.
Após as palestras, os participantes serão divididos em grupos, de acordo com o eixo escolhido anteriormente, através do formulário de inscrição. Com os grupos formados, os integrantes irão elaborar, pelo menos, cinco propostas de lei de acordo com o tema estudado, que serão apresentadas para os demais participantes. Ao fim das apresentações, cada eixo deverá selecionar duas proposituras, totalizando 10 propostas de lei que serão apresentadas na conferência estadual e posteriormente, na conferência nacional.
No evento, também haverá uma eleição para a escolha de um delegado titular e um delegado suplente, que irão representar o município de Iguaba Grande nas demais conferências, levando as 10 propostas selecionadas na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.