Prevenção ao Câncer de mama

O Outubro Rosa está chegando, portanto a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá mais uma campanha durante o mês, para a prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem como finalidade alertar todas as mulheres a respeito da importância da realização do auto-exame das mamas. Fortalecendo as recomendações do Ministério de Saúde, para o rastreamento do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Os objetivos das ações desenvolvidas pela Atenção Básica na campanha são diversos, dentre eles enfatizar a importância das mulheres conhecerem suas mamas e ficarem atentas a alterações suspeitas; recomendar que mulheres de 50 a 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos; mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia; além de informar que o SUS garante a oferta gratuita do exame de mamografia, para as mulheres em todas as faixas etárias do Brasil.

Segue abaixo a calendário de eventos:

– 05/10 (sábado): Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para coleta de exame preventivo e palestras sobre prevenção a saúde.

– 09/10 (quarta Feira): Promoção da Saúde das servidoras municipais na Prefeitura Municipal com atendimentos no Ônibus da Saúde, no pátio ao lado da Prefeitura.

– 17/10 (quinta Feira): Feira da Saúde e Prevenção, na Praça Edyla Pinheiro.

– 25/10 (sexta): Caminhada “Outubro Rosa e Novembro Azul”, com encerramento da campanha do Outubro Rosa e abertura da campanha do Novembro Azul. Saída às 11h da Câmara Municipal de Iguaba Grande, com apoio do CRTR (Conselho de Radiologia) da quarta região.

#UmNovoJeitoDeGovernar