Prefeitura recebe representantes de escolas particulares da cidade de Iguaba Grande

Por Evelyn Lole

Diretoras e representantes de escolas particulares do município de Iguaba Grande reuniram-se ontem (25) com o Prefeito Vantoil Martins, e demais autoridades, a fim de acordarem algumas questões das novas medidas restritivas contra a COVID – 19 nos colégios. No encontro, foi discutida a Lei nº 9.224/21, do Governo Estadual, para estabelecer uma nova determinação municipal que logo em seguida foi declarada no decreto Nº 1.965/2.021.

ft
Prefeito com representantes das escolas particulares em seu gabinete

Na reunião estavam presentes o secretário de Educação, Fred Carvalho, o Procurador Geral da Prefeitura, Dr. João Cavalcanti e o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra. No encontro, as mantenedoras presentes foram: Maria Clara Bulcão e Bernadete Valladares (Colégio Valladares e Bulcão), Genária Viana (Colégio Genária Viana), a secretária Sandra Montimór (Colégio Almeida e Santos) e a professora Andreia Branco (Colégio Lessa Viana).

O Prefeito Vantoil Martins, de acordo com os presentes, estabeleceu que semanalmente será divulgado, em caráter excepcional para as escolas, a bandeira da semana determinando que quando a cidade estiver na ‘sinalização’ vermelha, ou seja, em estado de grande risco com a pandemia, os colégios não funcionarão, como forma de proteção à saúde de todas os discentes, responsáveis e funcionários.

“A reunião foi um sucesso, conseguimos traçar ações conjuntas em prevenção à Covid-19. Ficou definido que todas as escolas da rede privada funcionarão de forma híbrida, mas quando estivermos na bandeira vermelha, infelizmente as aulas presenciais estarão suspensas. Estaremos a cada semana monitorando ess

Segundo a diretora Maria Clara Bulcão a reunião foi muito proveitosa e o sentimento é de acolhimento e maior segurança. A secretária Sandra Montimór, representando o diretor Osvaldo dos Santos, comenta que os representantes alinharam forças para os procedimentos do combate à Covid-19 e que foi um momento eficaz para todos.

“Considero que foi um momento especial, de união e de integração com o único objetivo: zelar, planejar e implementar ações em conjunto, visando assegurar nossos alunos e equipes, evitando a contaminação e agravamento da COVID”, afirma a diretora Genária Viana.

Devido ao feriadão decretado pelo Governo Estadual de 26 de março a 4 de abril, acatado de acordo com a necessidade da região pela Prefeitura de Iguaba Grande, ficou estabelecido que durante esse período as escolas não funcionarão. Após a data programada, foi sugerida uma nova reunião entre os presentes para determinarem como funcionarão as instituições pós feriado.

“Conseguimos democraticamente pensar nos passos dos próximos dias, respeitando as reivindicações vigentes a fim de favorecer as vidas das crianças e de seus familiares”, comenta Ieda Lessa, mantenedora do Colégio Lessa Viana, representada pela professora Andreia Branco na reunião.

Além das novas medidas para as escolas, o novo decreto, divulgado ontem, proíbe a permanência de cidadãos em toda extensão da Laguna de Araruama, inclusive para banhos, além do funcionamento de bares e restaurantes até as 22h sem mesas e cadeiras.

Leia o Decreto no link: https://iguaba.aexecutivo.com.br/arquivos/2019/Decretos_1965_2021_0000001.pdf