Prefeitura realiza entrega de certificados do Projeto Jovem Aprendiz Iguabense 2023

Cerca de 98 jovens participaram da cerimônia de conclusão

A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, realizou, nesta terça-feira (19), a entrega de certificados do Projeto Jovem Aprendiz Iguabense. Cerca de 98 jovens participaram da cerimônia de conclusão e receberam as congratulações de secretários e servidores que contribuíram para a concretização desta iniciativa.

Na plateia, sorrisos orgulhosos de aprendizes juntos a seus amigos e familiares. Foram 9 meses, incluindo 3 meses de capacitação, nos quais os participantes atuaram diretamente nos setores públicos, como prefeitura, fórum e câmara, recebendo auxílio mensal de meio salário mínimo.

O Projeto existe desde 2006 e vem crescendo cada vez mais, visando garantir a primeira oportunidade de trabalho para moradores da cidade. O processo seletivo, que aconteceu em outubro de 2022, teve mais de 400 iguabenses inscritos, entre 16 e 24 anos. Ao total, 100 jovens foram selecionados, enquanto 20 ficaram de reserva.

A jovem Vitória Santana, de 18 anos, concluiu o projeto e declarou a sua felicidade com a conquista: “Eu fui introduzida no projeto na secretaria de Obras, mas o secretário de Fazenda soube da minha qualificação técnica, como técnica em edificações, e ali eu entrei no setor da REURB. Tive a oportunidade de trabalhar junto a um engenheiro com plantas de loteamentos, autocad, desenhos da minha área e acabei me encantando pela Engenharia Civil. Foi algo magnífico, aprendi muito e não tenho palavras para agradecer tudo que aprendi nesse último ano.”

A iniciativa não para! As vagas para 2024 já foram preenchidas e ainda em dezembro será divulgado o resultado final com a listagem de todos os participantes. O início previsto é para janeiro de 2024.

“Este projeto é motivo de muito orgulho para nós. Antes eram disponibilizadas apenas 60 vagas e hoje já aumentamos para 100! Estamos garantindo oportunidades para nossos jovens, permitindo uma primeira experiência no mercado de trabalho, que futuramente será um diferencial na vida profissional.” Declarou a secretária, Cláudia Souza.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, secretário de Fazenda, Jorgino Fabiano, secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito, secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra, Subsecretário de Assistência Social, Trabalho e Renda, Felipe Nogueira e a vereadora Silvana Grimauth.