Prefeitura inicia campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, em Iguaba Grande

Com a meta de imunizar, aproximadamente, 5.500 animais, a vacinação acontece no sábado (24), de 8h às 17h, em 10 pontos diferentes da cidade

A secretaria de Saúde de Iguaba Grande, através da Vigilância em Saúde, realiza, de forma gratuita, no sábado (24), a vacinação antirrábica de cães e gatos. A imunização é direcionada para animais saudáveis, a partir dos quatro meses de idade. A meta do município é imunizar 5.500 animais.

A vacinação será realizada em 10 unidades de saúde de Iguaba Grande, de 8h às 17h. Para receber a imunização, o animal deve ser conduzido com coleira, por um adulto, e estar utilizando focinheira, caso seja de grande porte. Não é recomendada a vacinação em fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, além de animais debilitados fisicamente.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Paulo José, explica que a vacinação é o principal meio de controle da doença da raiva. “Estamos focando nas campanhas de vacinação para poder atingir uma porcentagem maior da população, superando o ano anterior”. Comentou Paulo.

Os moradores que não conseguirem vacinar seus pets no dia D da campanha, poderão se dirigir ao Departamento de Vigilância Sanitária de Iguaba Grande, localizado na rua Dr Euclides Pereira Ninho nº 05, Iguabela, para retirar o imunizante.

“Manter os cães e gatos vacinados contra a raiva é uma forma de garantir a segurança não só do animal, mas também de seu dono, já que se trata de uma doença transmissível. Além disso, estamos empenhados em realizar mais campanhas de vacinação no município, pois a prevenção é a melhor forma de cuidado”. Explicou a secretária de Saúde, Carla Valle.

Sobre a doença
A raiva é uma doença infecciosa transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados, podendo ser passada do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais infectados pela doença. Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias, sendo os principais sintomas: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:
• UBS Iguaba Pequena
• UBS Pedreira