Prefeitura de Iguaba Grande recebe Selo Gestão Sustentável da Caixa Econômica Federal

O município está entre as 104 cidades do Brasil que possuem o selo que indica boa governança na gestão pública

Iguaba Grande recebeu, nesta quinta-feira (22), o Selo Gestão Sustentável, reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal. O selo é concedido aos municípios que apresentem indicadores na gestão pública com boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Environmental, Social and Governance). O município está entre as 104 cidades do Brasil que possuem o selo. A avaliação é feita por 21 indicadores, como transparência e sustentabilidade, com objetivo de incentivar a gestão responsável do governo local.
Para o município receber o selo, deve ser atingida a pontuação mínima necessária. Cada um dos indicadores contém uma nota específica, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação. São avaliados pontos como acesso à água, tratamento de esgoto, cobertura do atendimento por Unidade Básica de Saúde, cobertura do atendimento escolar, atualização do CadÚnico, capacidade de governança, regularidade das contas públicas, gestão no desempenho de obras públicas, entre outras avaliações.
Para o Prefeito Vantoil Martins, o selo é uma prova de que Iguaba Grande é uma cidade próspera e que está crescendo cada vez mais. “Quando o nosso governo assumiu em 2019, encontramos uma cidade e uma receita tributária que estavam com diversas dívidas e sem investimento. Em quatro anos, dobramos nossa arrecadação e os valores dos investimentos em todos os pilares da administração pública, inclusive com porcentagens maiores do que as previstas na Constituição. Sempre dissemos e hoje afirmamos, que Iguaba é uma cidade viável e que estamos caminhando no rumo certo,” declarou.
Além de ser o reconhecimento de uma gestão eficaz, o selo garante condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários.
“O selo é uma forma de homenagear o andamento da gestão pública, por meio da governança e da responsabilidade socioambiental. Eu quero aqui dizer que Iguaba é uma das 104 cidades do país a receber este selo, é uma honra e comprovação da seriedade da gestão. O selo Cristal é o primeiro degrau e temos certeza de que retornaremos para subirmos outros degraus em Iguaba,” ressaltou o superintendente da Caixa Econômica, Grimaldo Ferreira.
A solenidade foi realizada no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do Prefeito Vantoil Martins, do Vice-prefeito Alexandre Carvalho, do Superintendente da Caixa Econômica, Grimaldo Ferreira, todo o corpo do secretariado municipal, o Presidente da Câmara, Marciley Lessa e os vereadores Jr. Bombeiro, Jr. Negão, Allan Rodrigues, Luciano Silva, Fabricio Torquato e PC Brasil.