Prefeito de Iguaba Grande visita início da obra de construção da Colônia de Pescadores

Local de, aproximadamente, 110 metros quadrado terá salão para reuniões e eventos, cozinha e banheiro para os pescadores

O prefeito Vantoil Martins visitou, nesta terça-feira (19), o local onde será construída a colônia de pescadores (Z-29), em Iguaba Grande, no bairro Cidade Nova, ao lado da Vila dos Pescadores. A construção é uma parceria da prefeitura com a concessionária de água e esgoto Prolagos, através do projeto “Impulso”, onde a empresa realiza ações de aproximação com a comunidade atendida.

A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, pelo Chefe de Gabinete da prefeitura de Iguaba, Fábio Costa e pelos vereadores Luciano Silva e Alan Rodrigues. A obra terá, aproximadamente, 110 metros quadrados contemplando uma recepção, almoxarifado, sala da presidência, um salão para reuniões, cozinha e três banheiros para os pescadores. O prazo de conclusão é de até 150 dias.

“As realizações só são possíveis pois conseguimos fazer com parcerias. Agradeço aos pescadores por confiarem na nossa gestão, ao Inea pela contribuição com o licenciamento para a obra e a Prolagos por aceitar fazer a construção logo quando a ideia foi apresentada. Como eu sempre digo, nossa cidade nasceu alicerçada na atividade pesqueira, principal fonte de renda durante muitos anos, e não era justo que esses profissionais ficassem sem um espaço digno para realização de suas atividades.” Disse o prefeito Vantoil Martins.

O presidente da Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, Cícero Vanderlei comentou sobre a espera de mais de 20 anos pela construção do espaço. “É a realização de um sonho. Há mais de 20 anos que aguardamos a construção da nossa sede, através de várias promessas que eram feitas e nunca realizadas. Agradecemos ao prefeito Vantoil e toda a gestão, não só pela construção, mas de uma forma geral para a classe pesqueira.” Pontuou Cícero.

“O projeto Impulso tem uma vertente dedicada a lagoa e através desse nosso trabalho com as Colônias de pescadores, identificamos a necessidade de estar contribuindo com a construção da sede dos pescadores aqui de Iguaba. Para isso acontecer, foi imprescindível a parceria com a prefeitura, que cedeu o terreno e nós estamos entrando com a construção desse novo espaço.” Finalizou o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

CONSTRUÇÃO DO CINTURÃO DE BLINDAGEM DA LAGOA DE ARARUAMA

Após a visita a obra da sede da Colônia de Pescadores, os gestores foram até a orla da praia dos Ubás para identificação do local que receberá o início da construção da parte final do cinturão de blindagem da lagoa de Araruama. A obra está com previsão de início para a próxima segunda-feira, 25 de julho.

Na primeira etapa da obra, serão construídos mil metros de rede de coleta e uma central elevatória para impulsionar o esgoto coletado até a estação de tratamento. A partir dessa etapa será concluído o fechamento total de 40 quilômetros de extensão do cinturão que captura todo o esgoto, que antes, era despejado na lagoa.

O vereador da cidade de Araruama, Nelsinho do som, acompanhou a visita ao praia dos Ubás.