Planejamento 2022: Apresentação de convênios, Zona Especial de Negócios e reformas são tratadas em reunião entre prefeito e secretários Iguaba

As reuniões de planejamento para o ano de 2022 continuam em Iguaba Grande. Nesta terça-feira (04) o prefeito Vantoil Martins recebeu os secretários e subsecretários de Planejamento e Gestão de Projetos, Eron Bezerra e Felipe Nogueira; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Ronen Antunes e Dayane Monteiro, além do Consultor da Agência de Desenvolvimento e o assessor especial, Marcello Costa e Leandro Macedo, respectivamente. A programação é que ocorram reuniões com todas as secretarias até sexta-feira (07).

Entre a prestação de contas dos projetos, já executados pela equipe de engenheiros da secretaria de Planejamento e Gestão, estão os pedidos de convênios enviados ao governo do Estado para execução ao longo do ano de 2022, entre eles a macrodrenagem do município e a estruturação da área de 240 mil metros quadrados da Zona Especial de Negócios (ZEN).

“O nosso trabalho é mais voltado para a captação de verbas estaduais e federais, além da elaboração dos documentos técnicos que compõem os projetos que buscamos convênios. Temos o dever de vender a estrutura que Iguaba Grande vem desenvolvendo ao longo do governo Vantoil Martins, para poder capitanear ainda mais recursos para a continuação do desenvolvimento da cidade ao longo de 2022.” Disse o secretário de Planejamento, Eron Bezerra.

A secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos apresentou o andamento de todas as obras que já estão na fase de execução através do Programa Iguaba Melhor (PIM). No ano de 2021, aproximadamente 20 ruas do município já receberam os serviços de drenagem, calçamento com artefatos de concreto intertravados ou asfalto e iluminação com lâmpadas de led.

Para 2022 estão sendo elaborados os projetos de reformas do novo prédio da secretaria de Educação; do muro, quadra e estacionamento da escola Maria Lúcia – recém adquiridos pela prefeitura – Construção da Creche do Vila Nova, pórticos para as entradas da cidade, projeto de construção da Casa Parque, Projeto da Quadra do Portal de Iguaba, entre outros.

“São muitos projetos já em execução na cidade. Quem passa por Iguaba já percebe a diferença. Em um ano conseguimos avançar muito no desenvolvimento do município. Em 2022 pretendemos avançar ainda mais com esses e outros projetos, trazendo muito mais qualidade de vida para toda a população.” Disse o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Ronen Antunes.

Já a Agência de Desenvolvimento entregou o balanço dos empresários e empreendedores contemplados pelos programas microcrédito e supera-RJ, quantitativo de empresas que aderiram ao Clube de Desconto do Servidor, além da participação de cursos e treinamento para capacitação de servidores do município.

Entre as metas de 2022 estão a elaboração da Sala do Empreendedor, local que facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa de CNPJ; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), criação do georreferenciamento comercial e a prospecção de empresas para instalação na Zona Especial de Negócios (ZEN).

“O nosso trabalho é mais voltado em facilitar o diálogo dos empresários e empreendedores locais com o poder público. Buscamos estar sempre próximos das empresas, pois a partir da instalação das empresas em nosso município, conseguimos abrir ainda mais o mercado de trabalho e as vagas de empregos para os moradores de Iguaba Grande. 2022 será um ano de muito trabalho para a criação de empregos.” Disse o Consultor da Agência, Marcello Costa.