Na última quinta (13), mais uma importante etapa da pesquisa sobre os impactos da eutrofização em ecossistemas costeiros foi realizada na Lagoa de Araruama. A coleta de dados, fundamental para a análise da qualidade da água e dos processos ecológicos locais, contou com o apoio essencial da Secretaria do Meio Ambiente de Iguaba Grande. O estudo faz parte de uma série de investigações científicas voltadas à compreensão dos efeitos das mudanças ambientais sobre esse importante ecossistema.
A eutrofização é um processo caracterizado pelo excesso de nutrientes na água, especialmente compostos de nitrogênio e fósforo, que podem levar à proliferação descontrolada de algas e à consequente degradação da qualidade da água. Esse fenômeno pode resultar na redução do oxigênio dissolvido, causando a morte de organismos aquáticos e comprometendo toda a cadeia alimentar marinha. Por meio desta pesquisa, os cientistas buscam compreender de que forma a piora da qualidade da água afeta a biodiversidade local e a composição nutricional dos organismos marinhos, impactando tanto a fauna quanto os recursos pesqueiros.
Este trabalho é coordenado pelo Dr. João Paulo Felizardo e conta com o apoio do Instituto Serrapilheira e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Além disso, ele integra um projeto internacional mais amplo, desenvolvido no Laboratório LARA-UFF sob a liderança do Prof. Dr. Roberto Meigikos dos Anjos, e recebe suporte da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). O envolvimento de instituições de renome demonstra a relevância científica dessa iniciativa e reforça a importância da pesquisa para a conservação dos ecossistemas costeiros.
Com estudos contínuos e abordagens inovadoras, os pesquisadores esperam fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e estratégias de preservação da Laguna de Araruama, garantindo a sustentabilidade desse patrimônio natural para as futuras gerações.
De acordo com o Diretor de Meio Ambiente, Thiago Dutra, são iniciativas ambientais de monitoramento como essa, que podemos verificar a qualidade das águas e vida na Laguna de Araruama.
“Nosso compromisso é preservar e revitalizar o nosso ecossistema, por isso estamos investindo massivamente em ações que nos permitam entender quais são as reais condições da nossa laguna, somente assim saberemos quais as medidas adequadas para medidas de recuperação”, finalizou o Secretário de Meio Ambiente, Junior Guimarães.