O impacto da atividade física na terceira idade

A secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, tem viabilizado o acesso dos idosos a diversas atividades e serviços que garantem qualidade de vida a todos.

A idade chega para todos e Iguaba Grande tem se mostrado uma cidade preocupada com o futuro da sua população. A Prefeitura Municipal inaugurou, no último ano, a secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, que desde então tem viabilizado o acesso dos idosos a diversas atividades e serviços que garantem qualidade de vida a todos.

A saúde física e mental dos idosos vêm chamando atenção dos profissionais, reforçando muitas vezes a necessidade de um cuidado específico. De acordo com o IBGE, em 2019, cerca de 13% da população idosa sofria de depressão e, após a pandemia da COVID, os números aumentaram. Além disso, devido ao isolamento, os idosos sofreram um impacto negativo e direto na saúde física, inclusive pela falta de atividades e lazer.

Apesar da pandemia ter acabado, de acordo com pesquisas, o aumento do sedentarismo, diminuição no tempo de atividades físicas, sensação de impotência, abandono e solidão permanecem sendo a realidade de muitos idosos. Esse era o caso de Arthur Figueiredo, de 82 anos.

Arthur perdeu a sua esposa em 2021, apenas alguns meses depois da mudança para Iguaba Grande. Viver um momento tão difícil em sua vida, longe dos filhos e em uma nova cidade foi um grande desafio. Tudo mudou quando conheceu a “Cidade do Idoso”.

“Eu estava muito sentido pelo acontecido, pela perda depois de 50 anos de casado, fiquei muito pra baixo. Tenho um casal de filhos que não mora aqui, então não é fácil, eu fico sozinho me administrando e o que me fez uma higiene mental e foi bom para a alma e o corpo, foi esse lugar. Só fiz amigos, só acrescentou na minha vida. Vir aqui é como uma terapia.” Disse, Arthur Figueiredo.

Ao total, mais de 900 idosos já estão inscritos na secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento, e o número segue crescendo com aproximadamente 100 novos usuários por mês. Atualmente, cerca de 600 participam ativamente das modalidades oferecidas no local, que são: coral, costura criativa, pintura em tecido, artesanato, crochê, oficina da memória, roda de conversa, salão de jogos, ginástica, alongamento, ioga, dança sênior, dança de salão, corpo em movimento, zumba gold e aula de libras. Além dos serviços oferecidos, como: massoterapia, nutricionista e assistente social.

“A atividade física beneficia os idosos de várias formas, seja na melhoria das habilidades de socialização, no aumento da energia, na disposição e até melhora a autoestima, né? E principalmente na autonomia, eles se sentem mais seguros até para realizar atividades simples do dia-a-dia. Eu faço um trabalho muito direcionado para os idosos, trabalhando o fortalecimento, movimento, equilíbrio. Buscando entender como o idoso vive e quais são as suas dificuldades diárias.” Declarou a professora de ginástica da Cidade do Idoso, Luciana Amélia.

As atividades como danças, alongamento e ginástica oferecidas no local são um destaque, tornando-se um complemento na melhora da saúde de diversos usuários que possuem comorbidades. O caso de Fátima Alves chamou atenção de todos, que após um AVC com sequelas, não pensava que poderia voltar a se movimentar com a mesma frequência e hoje está matriculada na dança, ginástica e alongamento.

“Eu senti muita diferença depois que comecei a me exercitar. No início eu participava das aulas com auxílio da bengala, hoje já consigo praticar sozinha! Faço a aula de dança sênior, ginástica, alongamento e já estou pensando em me inscrever na costura criativa, porque as professoras falaram que irão me auxiliar.” Declarou a idosa.

A profissional de educação física, Luciana Amélia, ainda reforçou a importância das atividades para a autoestima dos alunos, que muitas vezes se sentem limitados pela idade:

“Alguns idosos não conseguiam mexer o braço totalmente, tinha uma movimentação de braço muito limitada. Com todo o trabalho desenvolvido, eles voltaram a ter um movimento, não 100%, mas o movimento que antes eles não tinham. Isso mexe diretamente com a autoestima. Quando você está desacreditado e de repente você levanta, você caminha, você se exercita, você sai da zona de conforto. Quando você vê um idoso praticando atividade física, indo além do que ele mesmo acreditava que poderia fazer, você vê o resultado. Com certeza a atividade física mexe com o humor e leva mais felicidade para eles.”

Outro diferencial, tem sido o transporte exclusivo da secretaria, que garante a ida e a volta de todos em segurança, inclusive facilitando o acesso para moradores de bairros mais distantes da cidade. Fátima ainda reforçou: “Eu vim parar num lugar abençoado, aqui todas as atividades são no mesmo lugar e ainda temos o ônibus que nos busca. Gente, onde que tem isso? Não existe! Aqui é tudo de bom!”

O secretário da pasta, Paulo Rito, afirmou que o bem-estar da população da terceira idade é seu principal compromisso: “Desde que assumi, tenho me esforçado para implementar melhorias e graças à compreensão e ao apoio de nosso Prefeito, Vantoil Martins, muitos de nossos sonhos estão se tornando realidade… haja vista a mais nova área coberta de 330m², que irá garantir conforto e segurança para os nossos idosos.”