O CER Flore’Ser lança os projetos Alvorecer e AtivaMente

Os encontros, que serão semanais, incluem instrução e desenvolvimento psicológico por meio de jogos e atividades

A partir da necessidade de pais e cuidadores de crianças e adolescentes trocarem experiências e adquirirem conhecimentos, a Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde e do CER Flore’Ser (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), inaugura neste mês de maio os Projetos Alvorecer e AtivaMente, de autoria da Psicóloga Danielly Espindola.

O projeto desenvolvido para os pais será dividido em grupos semanais de, no máximo, 15 cuidadores que instruirão os pais sobre conceitos-chave em linguagem acessível, tais como atenção, memória, percepção, concentração, TDAH e TEA. Os instrumentos utilizados serão jogos, brincadeiras e atividades que auxiliam na rotina e no treino de habilidades motoras, psicológicas e verbais, tudo isso feito com materiais recicláveis e de baixo custo.

O objetivo geral do projeto é implementar o treinamento adequado dos cuidadores para que eles se tornem participativos, contribuindo para o desenvolvimento da criança e sua habilitação cognitiva, e assim, orientar os pais sobre a importância do envolvimento familiar no complemento do tratamento desta criança.

Dentro desse objetivo, existem vários específicos, como fomentar a participação dos pais no projeto terapêutico singular, isto é, ter uma participação, compreensão e preocupação maior com a saúde mental dos seus filhos. Outro destaque do projeto é tornar acessíveis diferentes formas de estímulo cognitivo dentro de casa e promover um espaço de escuta e apoio seguro aos pais diante dos desafios que uma neurodivergência ou deficiência impõem.

O Flore’Ser é um centro especializado em reabilitação física e intelectual, que atende usuários de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias, oferecendo um serviço de atenção ambulatorial que realiza avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação e habilitação funcional e psicossocial das pessoas com deficiência, para sua autonomia e independência.