Moeda Social Caboclinho passa a ser conhecida internacionalmente

A Moeda Social Caboclinho, que já está completando 3 meses de funcionamento, chamou atenção de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Lund University, da Suíça, que estão realizando uma busca sobre moedas sociais e políticas de transferência de renda e vieram à sede, em Iguaba Grande, para conhecer a Moeda Caboclinho.

A visita, realizada na última quinta-feira (09), teve o intuito de expor o trabalho já realizado pelo grupo de pesquisadores, que esteve em contato com o programa de outros municípios e países. Além de analisar a Moeda Social Caboclinho, coletando dados que serão úteis para montar um modelo para outras cidades, analisou também, o desenvolvimento econômico e social que a Caboclinho impulsiona na população e na cidade.

“Inicialmente, nós trabalhamos com documentos oficiais e públicos, mas uma etapa importante da pesquisa é o campo, quando vamos, de fato, conversar com quem faz e com quem é beneficiário da política. O objetivo é realmente entender como a política funciona na prática. E, para além disso, também queremos conhecer e formar uma rede, para encontrar espaços de colaboração.” Explicou um dos pesquisadores, Leonardo Oliveira.

Em Iguaba Grande, a Moeda Social Caboclinho já beneficiou 1724 famílias, com aproximadamente 140 comércios cadastrados. Nos últimos três meses já foram movimentados cerca de R$ 520.081,89 reais, fomentando a economia local e sendo referência para outras cidades.

“Esta visita foi importante e de extrema relevância para o nosso trabalho, com a possibilidade de contribuirmos com os nossos dados para montar um modelo teórico de programas sociais através de transferência de renda.” Disse a secretária, Claudia Souza.

O pesquisador e professor, Eduardo Diniz, enfatizou o quão impressionado ficou com o programa de transferência de renda em Iguaba: “A experiência que está acontecendo aqui, mesmo que ainda seja muito recente, é muito promissora! A gente consegue visualizar que será uma experiência-modelo, não só em outros municípios do Brasil, mas até fora do país.” Disse Eduardo.

Ainda durante a visita, foi citado o novo portal da transparência que será lançado, para dados exclusivos sobre a Moeda Social Caboclinho, sendo uma ferramenta de extrema relevância que irá demonstrar a movimentação semanal e mensal do recurso destinado aos beneficiários.

“Cada cidade que visitamos teve o seu ponto alto e em Iguaba Grande não foi diferente. Um dos trabalhos mais importantes que vimos aqui foi o compromisso com a transparência dos recursos, que com certeza servirá de exemplo em outros lugares.” Disse a pesquisadora, Ester Barinaga.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *