Jovens de Iguaba Grande participam de prova escrita para o projeto Cidadão Participativo 2019

Na próxima fase, os candidatos selecionados passarão por uma entrevista psicossocial

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, mais de 400 jovens foram à Escola Municipal Alice Canellas realizar a prova escrita para o projeto Cidadão Participativo. O Projeto é direcionado a jovens de 16 a 24 anos que vão ser direcionados para trabalhar nas repartições da Prefeitura.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda lançou o edital no inicio do mês de setembro, e ontem (15) os candidatos passaram por uma prova de conhecimento no turno da manhã e da tarde. A próxima fase será uma entrevista psicossocial com assistentes sociais e psicólogos da Secretaria, para então saberem se foram selecionados para começar o Projeto em 2019. “Entendemos que essa é uma primeira oportunidade de emprego formal e, neste sentido, nós estamos estimulando a profissionalização e a própria responsabilidade do jovem em pensar o seu futuro profissional”, declarou o Coordenador do Projeto Cidadão Participativo.

Os jovens terão a primeira oportunidade na carreira e podem assim começar a vislumbrar as possibilidades futuras em termos de mercado de trabalho. Hayara tem 21 anos, é moradora do Bairro Boa Vista e conta que seus familiares foram seus maiores incentivadores para que ela participasse da seleção. “Minha família sempre me incentivou a participar de diversos tipos de experiências e dessa vez me indicou o Cidadão Participativo. Projetos como esses são muito importantes, porque nós jovens precisamos dessas oportunidades para adquirir experiência profissional”, disse a jovem.

O Projeto é fundamentado na Lei Municipal nº 721/2006 de 22 de Setembro de 2006 e incentiva o jovem a buscar novas experiências e, principalmente, obter o primeiro emprego e ajuda na qualificação profissional.

Texto: Lívia Lisle

Foto: Daniel Junior