Iguaba terá ações de fiscalização durante o período de defeso

Começa nesta quinta-feira (1) o Período do Defeso na Região dos Lagos. O Prefeito Vantoil, junto a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (31) com representantes do Comitê de Bacias do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Colônia de Pescadores para a solenidade de abertura do Defeso na Região dos Lagos.

O defeso é a época em que os pescadores das cidades de Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo ficam proibidos de pescar na lagoa, de 1º de agosto a 30 de outubro, para que as várias espécies de peixes e até camarões possam se reproduzir.

Cada município indica dois Guardas Civis Ambientais para plantão em escalas de 24 por 72 horas. Iguaba Grande irá atuar com um barco durante a madrugada. Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa, os kits contendo roupas adequadas, alimentos e combustível para o funcionamento do barco foram distribuídos durante a solenidade de abertura, conforme prometido em reunião anterior.

A colônia de pescadores reivindicou maior transparência na aplicação de recursos que vem do consórcio, e maior agilidade no pagamento da ajuda de custo. Os pescadores recebem do Governo Federal, através do INSS, um salário mínimo durante os três meses de defeso, entretanto, de acordo com eles, o benefício demora para sair, o que os deixam sem ter recursos para alimentar a família e pagar as contas. Além disso, solicitaram que o defeso seja feito duas vezes por ano: Uma para o peixe, e outra apenas para camarões, para que não fiquem completamente sem renda e dependente do benefício do Estado. O prefeito Vantoil apoiou as reivindicações, ‘’ é importante ouvir os pescadores. Iremos trabalhar para que suas ideias sejam ouvidas e atendidas. ’’

#UmNovoJeitoDeGovernar