Iguaba investe em capacitação online para profissionais da Assistência Social

Em tempos de pandemia, a Prefeitura de Iguaba Grande vem investindo em alternativas online para garantir o andamento de todo o programa de capacitação dos servidores. Esta semana (quarta, dia 5), por exemplo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS, promoveu uma capacitação destinada aos profissionais da rede com o tema “Violência Doméstica e a face da dependência afetiva em tempos de pandemia”, que contou com a participação do psiquiatra Dimitri Abramov (pesquisador da Fiocruz) e da psicóloga Ana Lídia Borromeu (técnica do CREAS). E a próxima rodada de capacitação já tem data: será na próxima quinta-feira (dia 13), às 14h, numa parceria com a Secretaria de Saúde, com o tema “Atuação da Política de Assistência Social no território: desafios para o trabalho em Rede”.

A secretária Claudia Marcia de Souza lembra que essas ações fazem parte de um planejamento de formação continuada que compreende um ciclo de capacitações. Com relação à capacitação da última quarta-feira (5), a secretária conta que o cronograma prevê, ainda, nas próximas edições, a participação do Promotor de Justiça, Dr. Vagner Delgado de Almeida, e da Juíza da comarca de Iguaba Grande, Dra. Maira Veiga.

Já sobre a capacitação da próxima semana, a primeira fase dessa capacitação acontecerá em dois encontros, e faz parte do processo de articulação de rede intersetorial entre Saúde e Assistência Social na construção de alinhamento do fluxo de atendimento às famílias de Iguaba Grande, visando a garantia de direitos.

No calendário de capacitação, Claudia lembra que ainda serão debatidos nos meses de agosto e novembro os seguintes temas: 30 anos do ECA, Escuta Qualificada, Desafios do exercício profissional para mulheres em profissões predominantemente masculina, e Ativismo pelo fim da violência contra mulheres.