Iguaba Grande tem programa de combate a hanseníase

Hoje (23) pela manhã, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou dentro da Policlínica, uma palestra sobre o ‘”Janeiro Roxo’’, com referência ao Combate a Hanseníase, para todos os pacientes, que receberam também cartilhas explicativas sobre a doença. Em seguida, uma mesa de café da manhã com frutas, sucos e bolos foi oferecida para todos os presentes.

A dermatologista, Drª Bianca de Mello Guaraldi, que é referência do Programa de Combate a Hanseníase em toda Região dos Lagos, destacou a importância em prevenir o problema. “ Estamos vendo que os casos na região veem crescendo, portanto precisamos enfatizar o janeiro roxo. Por isso, é de extrema importância o diagnóstico precoce da doença, para realizar logo o tratamento, ”- esclareceu a Drª Bianca.

De acordo com a Coordenação da Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, embora o público seja bem pequeno no município, é necessário que as pessoas se sensibilizem e observem com mais atenção as pequenas manchinhas ou lesões na pele.

Vale lembrar que, o paciente deve ir até a sua Unidade Básica de Saúde, para que a enfermeira faça uma avaliação. De acordo com necessidade, este paciente será encaminhado para a dermatologista, com prioridade e direito a medicação gratuita.