A prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Proteção Animal e Defesa Civil, vai iniciar, nesta segunda-feira (03), o cadastro dos protetores de animais da cidade. O registro é válido para aqueles que possuem acima de dez animais sob seus cuidados. A medida visa possibilitar traçar o perfil dos envolvidos na rede de proteção animal da cidade.
A iniciativa, que ainda está em fase de estruturação, assegura o devido reconhecimento aos protetores independentes e entidades, que se preocupam com a causa animal, facilitando o acesso a programas públicos como castração, vacinação, além de compreender suas necessidades.
Segundo o secretário da pasta, Júnior Bombeiro, estão habilitadas a fazer o pré-cadastro todas as pessoas que já atuam recolhendo das ruas animais domésticos comunitários, como cães e gatos. São pessoas que garantem a esses animais a alimentação e outros cuidados necessários, para que eles tenham saúde e integridade física. “Nosso objetivo é criar, futuramente políticas públicas, que ajudem essas pessoas a continuarem nessa missão de ajudar os nossos animais” – completou, Júnior.
O cadastro deverá ser realizado através do preenchimento do formulário. Os protetores deverão aguardar o contato da secretaria responsável para entrega de documentos.