Iguaba Grande multa Prolagos por irregularidades na Estação de Tratamento de Esgoto

Falhas foram constatadas após vistoria técnica da Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande realizou vistorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Prolagos no município e, após constatarem diversas irregularidades, penalizaram a empresa, com multas de acordo com cada deficiência apresentada. A Prolagos poderá recorrer ao valor das multas, mas terá um prazo para providenciar os reparos ou troca dos equipamentos.

A vistoria foi realizada em março, foram encontradas irregularidades na etapa de Gradeamento, onde foi verificada a passagem de resíduos plásticos. O tanque de aeração, que possui quatro motores, havia somente um em funcionamento adequado; O sistema bactericida estava com o tratamento ultravioleta (UV) sem funcionar, além da falta de manutenção no processo de centrifugação do Iodo.

Todas essas falhas causam danos ao município, pois a chamada água de reuso, que sai da estação após o tratamento e é despejada na Laguna, encontra-se em desacordo com as leis ambientais. Devido a isso, o município emitiu um auto de infração contra a empresa com multa de R$1.150.000,00.  A empresa poderá recorrer a essas multas, mas terá o prazo de 90 dias para realizar, na ETE, as adequações solicitadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Texto: Júlya Costa