Ligue para a Prefeitura (22) 2624-3275
ouvidoria@iguaba.rj.gov.br
Ligue para a Prefeitura (22) 2624-3275
ouvidoria@iguaba.rj.gov.br

Iguaba Grande já imunizou 78% da população maior de 18 anos contra a covid-19

Pelo menos 95% da população vacinável já foi contemplada com a primeira dose

78% da população maior de 18 anos de Iguaba Grande está imunizada contra a covid-19, ou seja, que estão com o esquema vacinal completo com duas doses ou dose única, de acordo com dados do dia 24 de setembro.

Até o momento, 17.382 pessoas tomaram até a segunda dose e 570 se vacinaram com o imunizante de dose única. Já com a aplicação de pelo menos a primeira dose, cerca de 95% da população maior de 18 anos de Iguaba já foi contemplada, com 21.936 aplicações.

Para a Coordenadora de Imunização do município, Patrícia Costa, mesmo recebendo poucas quantidades enviadas nas remessas do Estado, Iguaba ter esses números hoje é uma grande conquista.

“Divulgamos em massa nas redes sociais, os Agentes de Saúde estão sempre na rua agendando as vacinas e se necessário, ligamos também para deixar as informações o mais claras possíveis para a população.” Explicou Patrícia.

No município, a aplicação da primeira dose contra a covid-19 acontece por agendamento com o Agente de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde.

Para o prefeito Vantoil Martins,  “Estamos atravessando um momento difícil, perdemos muitos amigos e parentes. Por isso intensificamos o ritmo de aplicação de vacinas. Não ‘enforcamos’ feriados, aumentamos a vacinação no Posto da Estação, fizemos multirão em alguns sábados, chegando a aplicar 680 doses em idosos no mesmo dia.
Ainda não é o momento de parar, por  isso trabalhamos em dobro para vacinar o máximo de pessoas no menor tempo possível. Vamos continuar com a mesma intensidade até que possamos nos livrar de vez deste vírus, e a vacina é o caminho.” Declarou o prefeito.

Aplicação da segunda dose

Já sobre a aplicação da segunda dose – que é necessária para completar o esquema vacinal – das 21.936 pessoas contempladas com a primeira dose, 79% já voltaram para a aplicação da segunda.

De acordo com a coordenadora de imunização, a secretaria sempre está procurando informar para a população sobre os dias da segunda dose e a importância da mesma, além de realizar um planejamento para que não falte doses. “Por exemplo, o estado ficou algum tempo sem enviar a segunda dose da Astrazeneca pela falta de insumos, então voltamos a aplicar em 12 semanas para que mais pessoas pudessem ser contempladas.” Exemplificou Patrícia Costa.

De acordo com o subsecretário de Saúde, Renato Santos, esses números afetam positivamente as internações na Tenda da Covid-19. “Hoje temos uma média de duas internações diárias, antes a tenda ficava com os leitos 100% ocupados. Essa realidade é fruto dos números da vacinação em Iguaba.”Informou.