Iguaba Grande investe cada vez mais em segurança pública para toda população

Serviços como Central de Monitoramento, PROEIS, RAS e Maria da Penha já estão funcionando no município após aumento populacional

Segurança Pública é um dos principais temas de interesse público no estado do Rio de Janeiro, e em Iguaba Grande não seria diferente. Com o aumento populacional estão sendo implantados na cidade diversas ações, a fim de proporcionar mais segurança para toda a população.

Atualmente estão em pleno funcionamento serviços como: Central de Monitoramento, PROEIS, RAS, Maria da Penha, além da Guarda Municipal que recentemente anunciou o novo serviço de atendimento através do número 153 onde moradores podem ligar, gratuitamente, para solicitar demandas ou pedir orientações.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública da prefeitura de Iguaba, Fábio Costa, “Iguaba é conhecida por ser um local tranquilo, manter isso é um dos principais objetivos que temos. Sabemos que com o crescimento de uma cidade, precisamos aumentar cada vez mais as ações prezando a segurança pública. O governo prioriza o bem estar dos nossos moradores e dos turistas que vem visitar a nossa cidade,” declarou o secretário.

Conheça os serviços implantados em Iguaba Grande:

Central de Monitoramento

A Central de Inteligência, Monitoramento e Segurança da Prefeitura de Iguaba Grande, através da equipe de Ordem Pública, funciona 24 horas por dia e conta com uma equipe de funcionários capacitados para o monitoramento de toda cidade.

Ao todo, são 176 equipamentos de câmeras espalhadas em pontos estratégicos, possuindo sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas automotivas, para promover a vigilância dos órgãos públicos, praças e das principais vias de acesso ao município, além de contribuir com as Polícias Militar e Civil identificando autores de delitos e atos ilícitos, em geral.

Parceria com a Polícia Militar/PROEIS

Em parceria com a Polícia Militar, a Central de Monitoramento firmou convênio com o estado do Rio de Janeiro, para a Integração do 190. O novo sistema de integração tem como objetivo agilizar a chegada da PM do Estado do Rio em casos de emergência. Câmeras de monitoramento de imóveis públicos ou privados poderão estar conectadas com a central que recebe as chamadas pelo telefone 190.

A cidade também conta com o Programa Estadual de Interação na Segurança (PROEIS) onde policiais militares, em dias de folga, trabalham reforçando a segurança do município. Até o momento, a prefeitura reforça o efetivo da cidade com quatro policiais em turnos de 12 horas.

Guarda Municipal/153

A Guarda Municipal, com sede localizada na Rod. Amaral Peixoto nº 2017, atualmente conta com 78 agentes pela cidade. Segundo a lei federal, os profissionais tem objetivo de proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; e uso progressivo da força.

Para otimizar ainda mais o trabalho, recentemente foi implantado o  número 153, onde moradores podem ligar, gratuitamente, para solicitar demandas ou pedir orientações.

Patrulha Maria da Penha

Inaugurada no mês de agosto, a Patrulha Maria da Penha possui como intuito auxiliar mulheres vítimas de violência, que, por meio da Guarda Municipal, tem uma equipe responsável pela fiscalização e acompanhamento de medidas protetivas de urgência.

Após acionada, a patrulha será responsável por encaminhar a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), caso necessário, ou diretamente à delegacia. Enquanto o apoio tático, que acompanhará a patrulha será responsável pelo infrator.

O serviço pode ser acionado através do número: (22) 99762-3439.