Iguaba Grande inicia orientações e suporte a pescadores pelo período de defeso da Lagoa de Araruama

Começou nesta segunda-feira (01) o período de defeso da Lagoa de Araruama. A atividade de pesca, de qualquer modalidade, está proibida até outubro.

Começou nesta segunda-feira (01) o período de defeso da Lagoa de Araruama. A atividade de pesca, de qualquer modalidade, está proibida até outubro. Para auxiliar os profissionais da pesca, a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande estará realizando ações de orientações para o processo de requisição do seguro-defeso.

Os profissionais que tenham dúvidas sobre o auxílio-defeso podem ir até a Diretoria de Pesca, anexo a Colônia de Pescadores, pois os técnicos da secretaria estarão a disposição para conferir a documentação e dar as instruções devidas para cada profissional. O processo de requisição do seguro é feito anualmente e é uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

“Os pescadores têm a pesca na lagoa como principal atividade e a secretaria estará dando um suporte para os profissionais com o Registro Geral de Pesca (RGP), regularizado, conseguirem solicitar o benefício. Seguiremos também com as orientações aos profissionais, pois esse período é primordial para o desenvolvimento das espécies que vivem na nossa lagoa ”. Comentou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa.

Já os agentes da Guarda Ambiental, destacamento da secretaria de Meio Ambiente, estarão fazendo a fiscalização de toda a margem da Lagoa de Araruama, nos limites do município, com o apoio da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para coibir qualquer tipo de irregularidade. 

Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades como multa, detenção e até a perda de equipamentos de pesca.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *