Iguaba Grande ganha Procon municipal

Órgão terá atendimento presencial e virtual

A partir de hoje (14) os consumidores de Iguaba Grande passam a contar com os serviços do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). O atendimento será presencial (na Rua Domingas Inácio Nogueira, nº 2, bairro São Miguel, próximo ao Fórum), de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, mas preferencialmente pelo email procon@iguaba.rj.gov.br e pelo Whatsapp (22) 98834-0169 em virtude das recomendações contra aglomerações em prevenção ao coronavírus.

Subordinado à Procuradoria Geral do município, o órgão vai atender a pequenos conflitos relacionados à atendimento bancário, serviços de telefonia, água e luz, e também coibir práticas de preços abusivos e outras explorações relacionadas ao consumidor, sempre buscando mediar a situação da melhor forma.

“Neste primeiro momento vamos funcionar com dois servidores – nosso coordenador Angelo Peçanha, e uma auxiliar administrativo -, mas sempre que necessário a Procuradoria estará apoiando”, explicou o Procurador Peter Samerson, lembrando que para fazer denúncia não é preciso se identificar, “mas no caso de reclamação formal sobre um serviço que foi prestado de forma indevida, o consumidor precisará apresentar documento de identidade, comprovante de residência e telefone de contato”. Também é importante levar algum tipo de prova, como por exemplo fotos ou cupom fiscal.

Como as inaugurações estão proibidas em Decreto Municipal por causa do coronavírus, o prefeito Vantoil Martins optou por uma cerimônia virtual, transmitida ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura, e apenas com a presença do Procurador Geral e dos dois servidores do órgão. “Abrir as portas de um setor administrativo tão importante para população fará muita diferença, principalmente nesse momento delicado que estamos passando. Ter o PROCON para fiscalizar os serviços oferecidos ao consumidor será essencial para garantir preço e atendimento justos”, comentou.