Iguaba Grande é apontada pelo Firjan como uma das melhores cidades do país em investimentos

Os dados avaliam as contas públicas municipais baseando-se em critérios como Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos; Iguaba foi avaliada com grau excelente

Segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), a cidade de Iguaba Grande é destaque no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. O estudo, com resultados baseados em 2023, avalia as contas públicas municipais de acordo com quatro indicadores – Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. A pontuação de cada indicador varia entre 0 e 1 e, quanto mais próxima da nota 1, melhor a situação fiscal do município, Iguaba ficou em 1º lugar estadual, com a pontuação máxima.

Entre os 5.240 municípios do Brasil analisados, o IFGF classificou Iguaba Grande entre as primeiras em investimentos. Foram analisados conceitos com graus de avaliação: excelente – que é o caso de Iguaba -, boa gestão, gestão em dificuldade e gestão crítica.

De acordo com o índice, o indicador “Gastos com Pessoal” representa quanto o município gasta com o pagamento dos servidores em relação ao total de sua Receita Corrente Líquida. Conforme a avaliação deste critério, Iguaba alcançou a pontuação máxima.
Já o indicador “Liquidez” verifica se as prefeituras estão atrasando pagamentos de despesas para o exercício seguinte, sem a devida cobertura de caixa. No indicador, Iguaba obteve a nota 0,8257.

No ano de 2018 para 2023, o município deu um avanço na posição nacional e estadual. Em 2018, o município estava na 4.672 ª posição nacional e 33ª estadual. Três anos depois, em 2021, a cidade figurava entre as mil melhores. Já em 2023 (ano base 2022), a cidade está entre as cinco melhores do Brasil.

“Isso é sinal de que tudo o que falávamos que era possível em Iguaba, estamos colocando em prática. Nosso objetivo é colocar Iguaba em um lugar de destaque no Estado. Mas estamos conseguindo ir mais além. A gente sabia que a única forma de elevar a cidade à condição de competitividade para atrair investidores, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida das pessoas era com investimento nos principais pilares, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, declarou o prefeito Vantoil Martins.