Iguaba Grande conclui atividades do Outubro Rosa

Pacientes realizaram exames mamografia, ultrassonografias mama, transvaginal e de tireóide na cidade

A Secretaria de Saúde encerrou as atividades da Campanha do Outubro Rosa hoje (01) realizando um dia de exames com mamógrafo móvel ao lado da Prefeitura. Durante o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram atividades voltadas à saúde da mulher. Foram 160 encaminhamentos de mamografia para o HE Lagos – Hospital Estadual dos Lagos.

O evento contou com coleta de preventivo sem limite de vagas, a instalação do mamógrafo móvel, em parceria com o Governo do Estado, realizando exames de ultrassonografia de mama, transvaginal e de tireóide, que já estavam previamente agendados pelas UBS’s, totalizando 68 mamografias, 30 ultrassonografias entre mama, transvaginais e de tireóide.

Segundo a Coordenadora dos Programas de Saúde, Jaqueline Manhãs, a coleta de preventivo é feita diariamente nas unidades. “Foi um evento muito prazeroso. Realizamos o trabalho em todas as Unidades Básicas de Saúde dentro de sua área de abrangência. E hoje estamos fazendo por meio da Secretaria Municipal de Saúde atendendo o município todo, com o apoio da Secretaria do Estado que viabilizou o mamógrafo móvel”, disse a Coordenadora.

Neste mês as atividades serão voltadas para o homem por meio da Campanha Novembro Azul, que conscientiza a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Nós mulheres não podemos esquecer de fazer a prevenção. Espero que os homens procurem as Unidades, tanto quanto as mulheres procuraram”, concluiu Jaqueline.

Texto: Lívia Lisle

Foto: Danielly Souza