“Iguaba de Ponta a Ponta” mobiliza moradores e alunos para limpeza da Lagoa

Ação foi uma realização do Ministério Público Federal, da ONG “Mar sem lixo” e da Prefeitura de Iguaba Grande

Em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Iguaba Grande, a ONG “Mar sem lixo” realizou mais um projeto em favor da Lagoa de Araruama, na ação do Ministério Público Federal, o MPF Praia Limpa. O “Iguaba de Ponta a Ponta” aconteceu neste sábado, dia 13, e contou com a participação da população e de 35 alunos da Escola Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo.

Os participantes realizaram a ação voluntária na praia da Ponta da Farinha, Praia dos Ubás, Cidade Nova, Centro, Popeye e Andorinhas. Antes da saída, receberam um kit luvas, sacolas e lanche e assistiram a uma palestra dos organizadores da ONG, Roberto Ramos e Gisele Letieri.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa em nosso município. Essa ação vai agregar muito na educação de nossos alunos, porque é essencial conscientizar desde pequeno da importância de salvar o planeta e nossos oceanos. Esse passo de hoje é de formiguinha, mas nossa intenção é que tenha êxito e que plante uma semente no coração dos alunos”, disse a Diretora da Escola, Flávia Machado.

A ONG “Mar sem lixo”, que tem 26 anos de existência, atua na preservação de oceanos e foi uma das organizadoras do “Iguaba de Ponta a Ponta”. “Realizamos este trabalho de combater o descarte de lixo nos oceanos há muitos anos. Nós estamos trabalhando hoje para que as próximas gerações não venham receber um legado triste. Por isso chamamos a atenção para este problema e mobilizamos cada vez mais pessoas para modificar essa situação”, disse o fundador da ONG, Roberto Ramos.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: José Carlos Rodrigues