Iguaba cria canal com orientações para Saúde Mental em tempos de coronavírus

Atendimento será para casos de transtornos de ansiedade entre outros

Em meio a tantas notícias sobre a pandemia do coronavírus especialistas alertam para um aumento nos casos de estresse, ansiedade e depressão. Por isso a coordenação do Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande acaba de criar um canal direto para atendimentos presenciais, em casos de emergência, e respeitando os protocolos vigentes.

O canal começou a funcionar nesta quarta-feira (25) e conta com apoio de quatro psicólogos que atuarão em regime de plantão (presencial no Caps, e home office) junto com enfermeiros, assistentes sociais e psiquiatras, oferecendo auxílio e orientação mediante agendamento pelo telefone (22) 2634-3654. O programa é aberto à população, mas com prioridade para pacientes da Saúde Mental e profissionais de Saúde.

“Em qualquer lugar que você vai as pessoas estão falando em coronavírus. Em casa, na quarentena, todos os canais só falam de coronavírus. E é mesmo muito importante que as pessoas tenham a informação correta para que possam se prevenir. No entanto nem todo mundo consegue lidar bem com essa pressão, com essa apreensão, com essa sensação de impotência por não saber se está fazendo a coisa certa para se prevenir. Além disso ainda tem a incerteza de não saber como pagar as contas já que neste momento o recomendado é que as pessoas fiquem em casa. A própria OMS já fez um alerta de que os casos de depressão e outros transtornos terão um aumento considerável durante esse período de pandemia. E o que nós podemos fazer, neste momento, é ouvir essas pessoas, mostrar que elas não estão sozinhas, que esta fase vai passar, oferecer algum conforto psicológico”, explicou João Luiz Moura, psicólogo e coordenador do Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *