Pular para o conteúdo

Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Gradiente em CSS

FLIG 2025 reforça compromisso com a inclusão e acessibilidade em Iguaba Grande

Feira Literária contou com Sala de Descompressão, intérpretes de Libras e programação voltada à diversidade

A Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) 2025, realizada entre os dias 10 e 12 de julho, na Praça da Estação, foi marcada por uma programação cultural rica, com palestras, shows e apresentações, que valorizaram a diversidade cultural do Brasil. No entanto, um dos grandes destaques desta edição foi o compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

Com 535 alunos da educação especial e inclusiva matriculados na rede municipal de ensino, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Inclusão, garantiu uma estrutura pensada para atender todos os públicos. Um dos principais pontos foi a Sala de Descompressão, um espaço destinado especialmente a crianças e adolescentes neurodivergentes. O local ofereceu ambiente calmo, brinquedos e atividades lúdicas, além do suporte de uma equipe multidisciplinar. Ao longo dos três dias, cerca de 30 crianças foram atendidas no espaço.

Além disso, toda a área do evento foi adaptada com rampas de acessibilidade e banheiros químicos para cadeirantes. As apresentações e palestras também contaram com intérpretes de Libras, garantindo a participação de pessoas com deficiência auditiva.

As escolas municipais desempenharam papel fundamental na construção de uma feira inclusiva. Os estandes das unidades foram ocupados por projetos pedagógicos, que destacaram a diversidade e o protagonismo estudantil. As Salas de Recursos, turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), também participaram com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos inclusos assistidos pelas unidades, de acordo com o tema trabalhado por cada escola na FLIG.

A secretária de Educação, Camila Lessa, ressaltou o impacto do trabalho realizado:
“Ver nossos alunos desenvolverem e apresentarem seus projetos com tanta dedicação é motivo de muito orgulho. A FLIG nos dá visibilidade e mostra que a inclusão não é apenas uma meta, mas uma realidade que estamos construindo todos os dias.”

Com o tema “Lendo o Brasil: Um passaporte para a diversidade”, a FLIG 2025 também promoveu debates importantes sobre inclusão social e combate à discriminação. Entre os destaques estiveram as participações do atleta paralímpico e morador de Iguaba Grande, Matheus Ortiz, que foi um dos palestrantes do evento, ao lado de seus pais Simone e Ortiz, abordaram assuntos como os desafios encontrados por cadeirantes no dia a dia e o como o esporte transformou a vida da família.

Ainda entre as palestras, a professora, escritora e mestre em Educação Bilíngue e artista, Keissy Limite, a Princesa Libras, apresentou a Oficina de Contação de História “O Reino da Inclusão”, seu livro autoral que aborda a interação entre a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Outra atração inclusiva da Feira Literária, foi a apresentação de dança do grupo Iguadance, liderado pelo professor Alan Lobato, o projeto realizado pela subsecretaria de Inclusão, ensina dança para alunos de educação especial matriculados na rede municipal de ensino de Iguaba Grande.

A FLIG 2025 reforçou que uma sociedade mais justa se constrói com cultura acessível, educação inclusiva e respeito às diferenças. E, mais uma vez, Iguaba Grande deu um passo firme nessa direção.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *