FLIG 2025 bate recordes de público e livros vendidos em três dias de evento
Feira Literária de Iguaba Grande reuniu mais de 38 mil pessoas e contou com ampla programação cultural, shows e ações de inclusão
A edição de 2025 da Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG), realizada nos dias 10, 11 e 12 de julho, superou todas as expectativas de público e organização. Com o tema “Lendo o Brasil: Um passaporte para a diversidade”, o evento organizado pela secretaria de Educação, atraiu mais de 38 mil visitantes durante o dia para a Praça da Estação e registrou a venda de aproximadamente 36 mil livros, adquiridos por alunos da rede municipal, servidores e visitantes.
Durante os três dias, o público pôde vivenciar uma experiência cultural completa, com apresentações artísticas, palestras inspiradoras, shows musicais de grandes nomes da cena nacional e diversas atividades para todas as idades.
A estrutura do evento também foi ampliada nesta edição, com a instalação de diversos espaços temáticos, entre eles o pavilhão literário, pavilhão das escolas, espaço kids, área para palestras e bate-papos, simuladores de asa-delta e skate, além de uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. O palco principal foi montado junto à Maria Fumaça, unindo cultura, música e gastronomia em um só espaço.
Entre os destaques da programação estiveram as apresentações da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, dos grupos Passinho Carioca, Ventarolas e Danças Populares Afro-Brasileiras da Aldeia, além de atrações infantis como Mundo Bita, Trupe Trupé e Tapetes Contadores de Histórias. O evento também recebeu palestrantes de destaque como a empresária Monique Evelle, o capitão do penta Cafu, o jornalista Eduardo Bueno, as atrizes Zezé Motta e Aisha Jambo e o poeta Bráulio Bessa. As noites foram marcadas por grandes shows com Delacruz, Thiago Martins e Marcelo Falcão.
FLIG da Inclusão
A edição 2025 também marcou um avanço importante nas ações voltadas à inclusão. A Feira contou com espaço de descompressão sensorial, programação voltada ao público PCD e apresentações inclusivas, como a do projeto de dança Iguadance, que encantou o público com a releitura da lenda do Boi-Bumbá. O evento também contou com a presença da professora Keissy Limite, conhecida como Princesa Libras, que apresentou o livro infantil “O Reino da Inclusão”, além da palestra do atleta paralímpico Matheus Ortiz, que junto de seus pais, Simone e Ortiz contou sobre como o esporte transformou suas vidas.
Os trabalhos dos alunos das salas de recursos das unidades escolares municipais também estiveram expostos nos stands das escolas. As atividades realizadas no contraturno pelos alunos inclusos tinham estímulos sensoriais e intervenções artísticas desenvolvidas, ao longo do semestre e de acordo com o tema trabalhado em cada unidade.
“Ver nossos alunos expondo seus projetos com tanta garra é motivo de muito orgulho. A FLIG nos dá visibilidade e mostra que a inclusão não é apenas uma meta, mas uma realidade em construção”, destacou a secretária de Educação, Camila Lessa.
A FLIG 2025 reafirma o compromisso de Iguaba Grande com a valorização da cultura, da educação e da diversidade, promovendo acesso à leitura e experiências transformadoras para toda a população.
Literatura e Esporte juntos
A secretaria de Esportes também foi uma grande parceira nesta FLIG. Nos dias 10 e 11, aconteceram oficinas de Skate para crianças e adolescentes, que desejaram aprender a prática esportiva ou aperfeiçoar manobras. Durante a cerimônia de abertura da Feira Literária, aconteceu a reinauguração da pista de skate da Praça da Estação que foi revitalizada e batizada em homenagem ao pequeno Théo Viana Braga, que faleceu em novembro de 2024 em decorrência de um câncer, e era um grande fã do esporte.
Já no sábado (12), aconteceu o 2º Best Trick Open Park, uma competição de Skate que reuniu dezenas de atletas de toda a região nas categorias mirim (de 11 a 15 anos), iniciante (de 16 a 20 anos), amador (de 21 a 35 anos) e master (a partir dos 40 anos). Os três melhores de cada categoria foram premiados com troféus, medalhas e equipamentos.
Iguaba TV em mais um show de transmissão
A secretaria de Comunicação (SECOM) realizou a cobertura de todo o evento com mais de 28 horas de transmissão ao vivo para o canal oficial da Prefeitura de Iguaba Grande no YouTube. Juntas, as três lives já somam quase 9 mil visualizações.
Com uma equipe de jornalistas, fotógrafos e videomakers, a secretaria registrou cada momento da FLIG, eternizando a Feira Literária que já entrou para a história do município. Quem quiser conferir tudo que rolou durante os três dias de evento, basta acessar o canal Iguaba Tv no YouTube onde todas as lives estão salvas.