Escola Municipal Claudio Moacyr mobiliza campanha em favor de aluno com leucemia

Caminhada da Esperança foi realizada pelas ruas da cidade divulgando ação

A primeira semana do ano começou com uma boa ação realizada pelos alunos, professores, funcionários e amigos da Escola Municipal Claudio Moacyr de Azevedo, em prol do aluno Jônatas Augusto Martins, de 16 anos, que foi diagnosticado com leucemia aguda linfoide. Um grupo de 13 pessoas se mobilizou e saiu pelas ruas da cidade na Caminhada da Esperança, neste sábado (05), divulgando a campanha de contribuição criada por amigos e conhecidos do jovem, para custear remédios, exames, consulta e despesas do tratamento do aluno.

O grupo percorreu da Prefeitura até o Popeye, com parada na Passarela e passagem pela Rua do Centro da cidade, segurando faixas, com frases de apoio como “Jonatas quer vida”, “Seja um doador”, “Jônatas tem pressa”. Além disso, foi criada uma vaquinha online com a hashtag #JuntosComOJoy para arrecadar recursos pelo acesso www.vakinha.com.br/vaquinha/juntos-com-o-joy/contribua.

Com isso, a Escola mobilizou 100 pessoas que irão amanhã (09) doar sangue no INCA – Instituto Nacional do Câncer, com o objetivo de encontrar um doador de medula compatível para o Jônatas. A Prefeitura de Iguaba Grande por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) disponibilizou dois ônibus para levar as pessoas que se ofereceram para fazer o teste de medula e ficar cadastrado para ajudar o Jônatas e outras pessoas que precisam. No mesmo dia, o grupo irá ao SERUM, que é um banco de sangue privado. A empresa Prestadora de Serviços Médicos em Hematologia e Hemoterapia, atende ao hospital que o Jônatas está internado. Os transportes sairão do pátio da SEMECE, às 8h.

Segundo Flávia Machado, Diretora do Cláudio Moacyr, a prioridade com a mobilização é de atender o aluno Jônatas, mas que a ideia é de alcançar outras vidas que necessitam de ajuda. “Estamos tentando, com essa ação, trazer uma campanha aqui para Iguaba de doadores de medula para abranger mais pessoas”, disse a Diretora. É necessário que quem já  tenha participado de outras campanhas de doação de medula, atualizem o cadastro online pelo site www.redome.inca.gov.br/.

De acordo com a mãe do Jônatas, Cintia Martins, a descoberta da doença foi em outubro do ano passado e, desde então, a família e amigos estão engajados na luta. “Eu e o Jônatas estamos muito felizes com toda campanha que os funcionários do colégio Claudio Moacyr estão fazendo. A iniciativa surgiu dos meus amigos do trabalho, que me viam correndo pra conseguir suprir todas as despesas que não estavam sendo cobertas pelo plano, e então quando fiquei desempregada eles decidiram criar para nos ajudar. Foi aí que a Diretora Flávia e a Diretora Adjunta, Vânia Gomes, começaram a divulgar”, explicou Cintia.

Para o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Fred de Carvalho, a ideia inicial era de trazer o hemocentro até Iguaba Grande, para que as doações fossem recolhidas na cidade, mas como não foi possível, por motivo de logística de atendimento, a Secretaria disponibilizou dois ônibus para o transporte dos doadores. “O Jonathan foi nosso aluno e se formou em 2018, concluindo uma etapa importante, que é o Ensino Fundamental. Jamais poderíamos deixar de assisti-lo nesse momento em que ele está convalescendo. A Secretaria de Educação sempre vai ajudar no que for necessário. É nosso aluno, é nosso patrimônio, é o nosso futuro”, ressaltou Fred.

Texto: Lívia Lisle