Escola Municipal Claudio Moacyr de Azevedo receberá oficinas de Aquarela

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, Projeto História e Memórias visa despertar o olhar juvenil

Nos dias 3, 17, 24 e 31 de outubro, a Escola Municipal Cláudio Moacyr, receberá o Projeto História e Memórias, uma parceria da CCR ViaLagos com as secretarias municipais de educação de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Com a originalidade de promover oficinas de aquarela, despertando o olhar de crianças e adolescentes para a arte da pintura, o Projeto estimulará alunos de escolas públicas a contar as suas histórias e de suas cidades, por meio de desenhos.  A partir de um processo criativo, eles expressarão a visão sobre onde vivem. Primeiro, com a produção de um autorretrato; depois, a janela do quarto; em seguida, a rua e, por fim, a cidade.

Ministradas pela artista plástica Luciana Felippe, as oficinas têm o intuito de trabalhar o imaginário artístico dos alunos com a técnica da aquarela, para que eles desenvolvam a prática das artes plásticas como forma de expressão. “A arte permite criar novas possibilidades para observar a si mesmo, sua potencialidade latente e o meio ambiente, e a intenção é que a aquarela, com a sua técnica fluida e leve, desperte a curiosidade e a imaginação deles”, destaca Luciana.

Para exercitar a técnica, os estudantes farão o maior número possível de pinturas dentro e fora da sala de aula, e terão como referência e inspiração as obras de Van Gogh, Guignard e Cézanne. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da CCR ViaLagos, História e Memórias ainda contará a história das duas cidades sob a ótica e memória de seus moradores mais antigos, entrelaçando o olhar dos jovens alunos com os dos mais velhos, de forma poética, mas também documental, já que o Projeto ainda contempla pesquisa cultural e socioeconômica dos respectivos municípios.