Edição 2020 da Feira Literária de Iguaba Grande será online

Alunos disputarão prêmios como notebooks e tablets

Este ano, devido à pandemia do covid-19, a tradicional Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) acontecerá totalmente online. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, este ano o evento terá como tema “Um Brasil de muitas faces”. O objetivo é promover a interação, de forma lúdica, com a literatura infanto-juvenil utilizando obras de autores consagrados como Maurício de Souza, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ariano Suassuna. Com um concurso de desenhos, exposições on line, saraus literários virtuais e concurso de caracterização de personagens, os alunos disputarão prêmios como notebooks e tablets, de acordo com as categorias. As inscrições começam no próximo dia 20 e vão até o dia 24 deste mês. O resultado será anunciado no dia 31 de julho.

Podem participar alunos do pré-escolar ao 9° ano. Para o concurso de desenho a atividade deve ser individual, e cada aluno poderá concorrer com somente um único desenho inédito e de própria autoria, que deverá ser enviado para o whatsapp de cada escola com as seguintes informações na folha do desenho: nome completo, nome da escola, ano de escolaridade, turma, o título do desenho e a referência da obra utilizada. A primeira categoria, que é do pré ao 2° ano, utilizará obras de Maurício de Souza e de Monteiro Lobato. Já a segunda categoria, que corresponde a alunos do 3° a 5° ano, desenvolverá desenhos sobre obras de Ruth Rocha e Sylvia Orthof. A terceira e última categoria, com alunos do 6° ao 9° ano, trabalhará com a obra “O auto da Compadecida” de Ariano Suassuna.

O julgamento dos desenhos será realizado por uma comissão avaliadora formada por pessoas que se destacam na área da educação, arte e cultura de Iguaba Grande, e serão avaliados critérios como transmissão da mensagem, criatividade e originalidade. O regulamento completo já está disponível na secretaria das escolas municipais.