Com o objetivo de mobilizar a população e qualificar o debate sobre as políticas públicas de assistência social no município, o Conselho Municipal de Assistência Social de Iguaba Grande (CMAS), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, dará início às ações preliminares da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.
A primeira etapa será a realização das pré-conferências, que acontecerão em duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando informação e promovendo a escuta da comunidade sobre suas principais demandas e sugestões. As pré-conferências visam garantir que usuários, trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e demais representantes da sociedade civil possam participar ativamente da construção de propostas, que serão debatidas na Conferência Municipal.
As pré-conferências serão conduzidas pelos membros do Conselho e pela secretária da pasta, Cláudia Souza, que estarão à disposição para esclarecer dúvidas, orientar os participantes sobre a importância do controle social e apresentar os principais tópicos que nortearão as discussões da Conferência.
Calendário das Pré-Conferências:
30/04
⏰ 10h30 às 12h – CRAS 3 (Maria Oneida Vieira Canellas)
📍 Rua Nossa Senhora da Conceição, 592 – Iguaba Pequena
12/05
⏰ 10h30 às 12h – CRAS 1 (Adilson Lessa)
📍 Estrada da Capivara, 843 – Nova Iguaba
A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 11 de junho, na APIERJ, com participação aberta ao público. O evento é um espaço democrático, onde serão discutidas e aprovadas propostas para o aprimoramento das políticas de assistência social no município, que posteriormente poderão ser levadas para a Conferência Estadual e, futuramente, para a Conferência Nacional.
O tema central deste ano será 20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência, buscando refletir os desafios e avanços necessários para a efetivação dos direitos socioassistenciais e a consolidação do SUAS.
A participação da população é fundamental para fortalecer o controle social, garantir a efetividade das políticas pública, além de promover uma assistência social mais justa, acessível e de qualidade para todos.
Participe! Sua voz transforma a realidade.