A Secretaria de Saúde, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (Flore’Ser), convida a todos para um momento de escuta, troca e aprendizado. Na próxima quarta-feira (30), a partir das 13h30, no auditório da Prefeitura, será realizado o evento “Conscientização do Autismo: um encontro entre profissionais e a população”, em alusão ao Abril Azul. A proposta é reunir pessoas interessadas em conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fortalecer o diálogo sobre inclusão, respeito e acolhimento.
Com o tema central voltado à conscientização sobre o TEA, o evento tem como objetivo sensibilizar o público sobre a importância de construir uma sociedade mais inclusiva. Serão apresentadas informações sobre o transtorno, suas características e, principalmente, estratégias para promover o acolhimento das pessoas com TEA em diferentes contextos.
As palestras serão conduzidas por profissionais que, além do conhecimento técnico, trazem consigo experiências transformadoras: a especialista em neurociência pedagógica Juliana Rodrigues, com o tema “Um olhar que faz diferença”; a nutricionista Samara Domeneghini, com a palestra “Seletividade”; e o neurologista Matheus Medeiros, com a abordagem “O que todos os pais precisam saber?”.
O Abril Azul foi criado, em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a missão de ampliar a visibilidade do Transtorno do Espectro Autista e promover a conscientização em todo o mundo. Durante esse mês, diversas ações são realizadas com o intuito de informar, sensibilizar e combater o preconceito. Roda de conversas, encontros com pais, caminhadas e palestras fazem parte dessa corrente de empatia e informação.
O autismo é uma condição neurológica que costuma ser percebida ainda na infância. A partir do diagnóstico, inicia-se um processo contínuo de descoberta — tanto para a criança quanto para todos ao seu redor. Entender como ela sente, enxerga e interage com o mundo é um passo essencial para garantir que cresça com dignidade, respeito e apoio.