O Programa Jovem Aprendiz 2025 dá o pontapé inicial nesta terça-feira (07), com uma ambientação que reuniu os jovens e seus responsáveis. O objetivo do encontro, realizado em dois turnos: manhã, às 10h, e tarde, às 14h, no auditório da Escola Municipal Oscar Magalhães, deu a oportunidade aos jovens de tirarem suas dúvidas e conhecerem mais sobre o projeto.
Os jovens terão três meses de curso, a partir da próxima segunda-feira (13) para que, em abril, comecem a atuar nos setores públicos pelo período de 9 meses. Foram 100 vagas, além das reservas, visando dar oportunidade aos jovens de Iguaba Grande ingressarem no mercado de trabalho, através do primeiro emprego. Os candidatos aprovados receberão um auxílio financeiro mensal no valor de meio salário mínimo, para trabalharem durante meio período em diversos setores públicos.
O Prefeito Fabinho esteve presente no primeiro programa de sua gestão, “ficamos muito felizes com o início da edição 2025 do programa, pois sabemos da sua importância e como ele transforma vidas. Dar continuidade a este projeto é gratificante e gerar oportunidades é o grande objetivo da prefeitura. Eles realizam este curso de três meses para depois começarem a trabalhar e, com isso, adquirem experiências para sua vida adulta”, explicou o Prefeito.
As inscrições para o Projeto Jovem Aprendiz Iguabense em 2025 foram abertas no dia 27 de outubro. E para concorrer a uma vaga, foi necessário ser morador de Iguaba Grande, possuir idade entre 16 anos e 23 anos, estar matriculado em uma rede de ensino pública (Estadual, Municipal, Federal) ou privada, frequentando regularmente, ou ainda que já tenha concluído o Ensino Médio, além de não ter tido nenhum vínculo empregatício anterior ou participado do projeto.
Os candidatos ainda passaram pelo período de entrevistas, realizadas pela equipe técnica de Assistência Social, Trabalho e Renda, que analisou a qualitativa do candidato, bem como a avaliação socioeconômica familiar e situação educacional. Hoje, o programa integra a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbano, Trabalho e Renda.“O projeto tem tudo a ver com os objetivos da pasta. É uma primeira experiência formal no mercado de trabalho para os nossos jovens e tenho certeza que com a nossa secretaria iremos contribuir na preparação desses futuros trabalhadores, ou mesmo empreendedores de nossa cidade”, falou o secretário Vantoil Martins.
O Projeto existe desde 2001 e vem crescendo cada vez mais, visando garantir a primeira oportunidade de trabalho para moradores da cidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Prefeito, Fabinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbano, Trabalho e Renda, Vantoil Martins, o Subsecretário da pasta, Luiz Fernando de Lima, o Consultor de Desenvolvimento, Urbano, Trabalho e Renda, Eronildes Bezerra, o coordenador do programa, Alexandre Santos e representantes do Poder Legislativo, com o vereadores: Marcelo Durão, Allefe Martins e Sueli Dama de ferro.