Carnaval de Iguaba Grande reúne multidões em diversos pontos da cidade

Iguafolia, Carnaval da Família e Blocos Carnavalescos segmentaram os foliões

 

O Iguafolia 2019 contou com seis dias de festa, de quinta-feira à terça-feira, na Praia do Popeye. O evento contou com DJ, Shows, Posto de Atendimento Médico, Segurança Reforçada, Serviço de Identificação para as Crianças e Mutirão de limpeza da Rodovia após o evento. Os foliões, também, puderam aproveitar o Carnaval da Família, realizado na Praça Edyla Pinheiro, de sábado à terça, que contou com Desfile de Fantasias, Banda de Marchinhas e brincadeiras, além de blocos que percorreram as ruas da cidade a partir do domingo.

 

 

 

Na quinta-feira, dia 28, o Bloco Cordão da Bola Preta e o Grupo Outra Vibe abriram o evento. Na sexta, o show foi com a Banda Strategya, no sábado, a banda Rabuja e no domingo, o Grupo Mais e Mais. O Grupo Nosso bloco agitou a noite da segunda-feira, e a Banda Tá no Clima encerrou o Iguafolia com muita animação. Todos os dias de festa tiveram a presença do DJ Mark Mix.

É a quarta vez que o Bloco Cordão da Bola Preta anima o Carnaval de Iguaba Grande, e segundo o Maestro Luiz Alvarenga, é sempre uma alegria: “O público é muito acolhedor e animado. Só temos a agradecer pela oportunidade de fazer essa festa aqui mais uma vez”, destacou o maestro. O músico Thiago Alves do Grupo Outra Vibe, diz que pretende voltar mais vezes à Iguaba: “Estamos muito felizes de estar aqui de novo e pretendemos voltar sempre que pudermos”, afirmou.

 

A banda “Tá no Clima” encerrou com chave de ouro o Iguafolia. “O público de Iguaba é contagiante. Esse foi um dos melhores carnavais que eu passei até agora”, disse Thiago Pinheiro, vocalista da banda que faz a festa na cidade há três anos. O DJ Mark Mix abriu todos os dias de Iguafolia. “Eu gosto muito de Iguaba por ser um lugar tranquilo e familiar. É um prazer estar agitando a festa na cidade. Cada ano que passa o carnaval de Iguaba vai ficando melhor”, ressaltou o DJ.

A Prefeita Grasiella Magalhães esteve presente e parabenizou toda a organização. “Agradeço a todas as secretarias envolvidas no evento. Essa união demonstra o quanto Iguaba Grande é uma Família”, destacou.

 

 

Para o Vice-Prefeito Leandro Coutinho, o Carnaval de Iguaba Grande foi referência na Região dos Lagos e é uma festa de extrema importância para a economia local. “Temos orgulho de conseguirmos realizar o Carnaval todos os anos, pois muitas prefeituras não estão conseguindo. Os expositores estão faturando bem e isso faz com que a economia da cidade gire. Por isso, a festa é tão valiosa”, conta Leandro Coutinho.

Segundo o Secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama, o evento esteve completamente legalizado pelos órgãos Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Corpo de Bombeiros. “Isso é um motivo de muita alegria para o governo. Estamos conseguindo, cada vez mais, fazer um carnaval melhor e mais seguro, e tenho certeza que todos que participaram, gostaram bastante”, afirmou o secretário.

 

Quem comandou o palco do Iguafolia durante todos os dias de festa foi o Locutor Ciel Fernandes, que está ha 20 anos animando o Carnaval de Iguaba Grande. “É uma alegria muito grande estar participando e animando o público. É uma troca de energia muito boa”, concluiu Ciel.

 

 

 

 

Saúde, Segurança, Assistência Social e Serviços Públicos

Uma das novidades desse carnaval foi a Unidade de Atendimento Médico, situada em uma das entradas do evento no Popeye.  Segundo o Ditetor da UPA de Iguaba Grande, Marcos Donato, a Unidade realizou mais de 30 atendimentos, tendo 6 transferências para atendimento especializado. “Foi uma experiência nova para o município, porém muito importante”, afirmou Marcos.

 

 

 

A Guarda Civil triplicou o efetivo e reforçou a segurança em toda a cidade, principalmente, nos locais de evento, para proporcionar maior segurança aos foliões. Além de proibir a entrada de garrafas de vidro, a equipe focou no ordenamento de trânsito e evitando focos de brigas com equipes posicionadas, estrategicamente. Ao todo foram recolhidas mais de 2Mil garrafas de vidro, 3 veículos foram removidos e apenas duas ocorrências. “Acredito, que o carnaval foi um sucesso, e o que comprova isso, além dos números, é ver a população indo com família completa para o Iguafolia, no Popeye. “Há muito tempo não víamos isso, mas esse aumento no efetivo proporcionou uma sensação de segurança muito grande para quem deseja curtir a folia de forma tranqüila”, afirmou o coordenador da Guarda, Marcell de Andrade.

 

 

Além disso, a equipe da Secretaria de Assistência Social montou tendas nos dois locais de evento, para realizar a Campanha “Criança Segura na Folia de Iguaba Grande”, que identificou crianças, através de pulseiras com nome e telefone do responsável. “Foi um trabalho preventivo para evitarmos qualquer tipo de contratempo”, disse a Secretária de Assistência Social, Aline Araújo.

 

 

 

 

Logo após a festa, a equipe de Serviços Públicos da Secretaria de Obras realizou um mutirão de limpeza da rodovia e orla, em parceria com a Prolagos. O subsecretário de Obras, Luiz Henrique Neves, destacou a importância da ação. “Essa união colabora para mantermos nossa cidade limpa, não só para aqueles que desejam curtir os momentos de folia, mas para aqueles que desejam desfrutar da nossa laguna durante o dia”, afirmou o subsecretário.

 

 

Carnaval da Família

O Carnaval da Família é realizado pela Subsecretaria de Cultura na Praça Edyla Pinheiro, onde lotou de foliões de várias gerações que aproveitaram as brincadeiras e animação, além de curtirem os maiores sucessos de carnaval com a banda “Tradição da Princesinha”.

A festa contou com gincanas e premiação das fantasias mais criativas da noite, além de praça de alimentação com food trucks e barraquinhas com peças confeccionadas pelos artesãos da cidade, que foram colocadas para venda e exposição na Praça e no Armazém da Terra.

Segundo o Subsecretário de Cultura João Gabriel Cortêz, o Carnaval da Família está na 11ª edição e é um sucesso na cidade. “Essa festa começou pequeninhinha, no quintal da Casa de Cultura com o objetivo de resgatar o bom e velho carnaval que as famílias possam brincar com seus pais e seus filhos. Agradecemos a população e aos turistas que sempre estão nos prestigiando a cada ano que passa”, destacou João Gabriel.

Moradores de Jardim América, Rio de Janeiro, a família Lima curte o carnaval na cidade há mais de 15 anos. “Eu amo o Carnaval da Família em Iguaba Grande. A proposta é muito boa, principalmente, para as crianças acompanharem a cultura da festa. Quando terminar o Carnaval da Família, as crianças vão dormir e nós vamos para a Praia do Popeye aproveitar os shows”, declarou Fabiana Lima.

 

 

 

Blocos Carnavalescos

Este ano, sete Blocos desfilaram pelas ruas de Iguaba Grande ao som de samba, axé, pagode, entre outros ritmos que animam moradores e turistas no Carnaval. Nem o mau tempo conseguiu atrapalhar a alegria dos foliões.

Os Blocos Mergulha e Volta, Rola Cansada, Solemar e o tradicional Pimenta no Orkut encheram as ruas no último domingo. Na segunda-feira de Carnaval, o Imperatriz Iguabense desfilou até a Praia do Popeye. Já na terça, o bairro Parque Tamariz ficou pequeno para o Bloco Mamadeira Tá Cheia, que há quatro anos anima os foliões com muito samba. O Acadêmicos de Iguaba fechou a programação dos blocos com uma homenagem ao carnavalesco iguabense “Araújo”, presidente da primeira escola de Samba do Município.

A chuva, apenas, atrasou a saída de alguns Blocos, mas não diminuiu a animação daqueles que gostam da tradicional folia de rua. “O tempo atrapalhou um pouquinho. Tivemos que adiar a hora do Bloco sair, mas depois fomos com força total do CRI (Centro de Referência ao Idoso) até a Praia do Popeye”, explicou Jorge Pacheco, organizador do Bloco Mergulha e Volta.

O Personal Thiago Pontes participa do Bloco Pimenta no Orkut há muitos anos e afirma que se diverte sempre. “O Bloco é muito organizado, dando um show como sempre. É muito bom para aproveitarmos com a família um carnaval de paz”, ressaltou Thiago.

 

Texto: Júlya Costa, Lívia Lisle e Alice Sousa

Fotos: Marco Vianna, José Carlos Rodrigues e Thiago Almeida

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *