A partir desta segunda-feira (04) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Iguaba Grande. Neste ano, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a mobilização será junto com a campanha contra a Influenza.
A campanha de sarampo terá como foco crianças entre seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de e trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal. A expectativa é que 6 mil pessoas sejam imunizadas contra a doença.
Já na campanha contra a gripe Influenza, durante a primeira semana os grupos contemplados serão idosos de 80 anos ou mais, residentes de instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde. A expectativa da secretaria de Saúde é imunizar, aproximadamente, 11 mil pessoas na cidade.
“Manter a caderneta de vacinação atualizada é muito importante, por isso, pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos para tomar a dose contra o sarampo. Devemos lembrar também que a gripe Influenza deve ser combatida e por isso a campanha contra a gripe acontece todo ano. A vacina é uma proteção para todos.” Disse a coordenadora de Imunização, Patrícia Costa.
ONDE SE VACINAR
Posto médico da Praça da Estação – segunda a sexta, de 7h às 16h
– Vacinação contra a Influenza em idosos de 80 anos ou mais;
– Vacinação contra a Influenza em profissionais da saúde;
– Vacinação contra o Sarampo em profissionais de saúde,
Unidades Básicas de Saúde – segunda a sexta, de 8h às 17h
– Vacinação contra a Influenza em para residentes de instituição de longa permanência
– Vacinação contra o Sarampo em em crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
CRONOGRAMA POR DATA
O cronograma por datas será utilizado a partir da segunda semana de campanha, após a vacinação do grupo prioritário. Veja abaixo:
- 11/04 a 15/04 – Trabalhadores da Saúde; Idosos de 60 anos ou mais e gestantes e puérperas.
- 18/04 a 22/04 – Trabalhadores da Saúde; Idosos de 60 anos ou mais e gestantes e puérperas.
- 25/04 a 29/04 – Profissionais das Forças Armadas; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Portuários e Caminhoneiros
- 02/05 a 03/06 – Demais grupos com comorbidade; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e Repescagem dos grupos anteriores.