A secretaria Municipal de Saúde, com muito cuidado e compromisso com a saúde de nossa comunidade, inicia nesta segunda-feira (07) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação será realizada em diversos pontos do município, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 08h às 16h, exceto no Centro, Ubás e em Iguaba Pequena, onde o atendimento será até às 18h, e na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
A vacina é uma ferramenta poderosa de prevenção, que protege a todos nós, especialmente aqueles que estão mais vulneráveis aos impactos da gripe. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade, CPF, cartão do SUS e, caso se aplique, um comprovante que ateste sua condição de pertencente aos grupos prioritários. Também haverá vacinação para os servidores da saúde na sede da Secretaria, como forma de garantir que todos, especialmente os que estão na linha de frente, estejam protegidos.
A imunização é destinada, principalmente, a grupos que mais precisam de proteção, como:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
A vacina contra a influenza (gripe) é uma vacina que protege contra o vírus da gripe, que é causado por diferentes tipos de vírus da influenza. Esses vírus podem mudar com o tempo, por isso a vacina contra a gripe precisa ser atualizada anualmente para cobrir as cepas mais comuns daquele ano.
A vacina funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus da gripe. Dessa forma, caso a pessoa seja exposta ao vírus no futuro, seu organismo já terá as defesas necessárias para combater a infecção de maneira mais eficaz, reduzindo o risco de complicações graves, hospitalização e morte.