Pacientes que passaram pelo procedimento devem entrar em contato com o Serviço Social no Polo I Cabo Frio para agendarem o atendimento
Para que as pessoas ostomizadas recebam o Serviço de Atenção após o procedimento, é preciso que realizem o cadastro. A ostomia é um procedimento cirúrgico em que é criado uma abertura no abdômen através da superfície da pele a fim de descarregar resíduos do corpo com o objetivo de manter a função normal de pessoas sem reto, cólon doente ou bexiga urinária. Os resíduos são liberados em uma bolsa especial que, também, pode ser chamada de aparelho. O serviço é oferecido pelo Polo I de Atenção às Pessoas Ostomizadas sediado em Cabo Frio, e atende aos nove municípios da Baixada Litorânea, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios; sendo parte integrante da rede de cuidados à pessoa com deficiência e da rede de atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
No local, a equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais irão orientar os pacientes a se cuidarem da melhor forma possível. Os profissionais ensinarão a realizar a troca da bolsa coletora, prevenindo complicações como hérnia, dermatite periestomia, dentre outros problemas que podem atingir pacientes com ostomia.
Os documentos necessários para o cadastro são: identidade, CPF, comprovante de residência no nome do paciente, uma foto 3×4, cartão do SUS e laudo médico. Após reunir todos os documentos o paciente deve ligar para o número (22) 2646-2548 para agendar o cadastro no Polo I de Cabo Frio, de segunda a sexta de 9h às 16h.
O Polo I de Atenção às Pessoas Ostomizadas fica na rua Governador Valadares, s/n, São Cristóvão, Cabo Frio, ao lado do Hospital São José Operário funciona de segunda a sexta de 8h às 17h.
Texto: Divulgação
Arte: Fernanda Pereira