Bióloga fala a respeito da Lagoa de Araruama e Procurador alerta sobre participação da população

Praias de Iguaba Grande estão próprias para banho segundo Inea

Geograficamente conhecida como Lagoa de Araruama, a Laguna é uma das maiores do mundo em água hiper salina em estado permanente. Segundo a Bióloga Adriana Saad, as camadas de conchas no fundo da laguna eram espessas devido ao acúmulo de 4 mil anos de depósito, o que impediam a suspensão dos sedimentos. “Na década de 90 a lagoa tinha água cristalina e restos de conchas que mantinham a sedimentação. A retirada de conchas e o aumento da carga orgânica disponibilizaram o sedimento que existia, o que avolumou do fundo para a massa de água. Hoje essa água escura que está na lagoa é devido a microalgas que se alimenta dessa carga orgânica. E mesmo com essa cor a água está própria para banho e pesca”, explicou a Bióloga.

De acordo com o último boletim sobre balneabilidade divulgado pelo Inea – Instituto Estadual do Ambiente, referente ao mês de dezembro de 2018, as praias de Iguaba Grande estão próprias para banho. A avaliação da qualidade da água é feita regularmente pelo Instituto e divulgada no site do Inea (www.inea.rj.gov.br) e no site da Prefeitura www.iguaba.rj.gov.br, na aba “comunicação”, “balneabilidade das praias”.

De acordo com o Procurador da República, Leandro Mitidieri, o Ministério Público Federal está envolvido com ações para trazer benefícios para a Lagoa de Araruama e, ainda, ressaltou a importância da participação dos cidadãos para manter a praia limpa. “Nós temos o projeto MPF Praia Limpa em que já percorremos vários pontos de língua negra; tivemos a operação arrasto e, também, pretendemos eliminar em dois anos o sistema a seco, que com uma chuva muito forte mistura o esgoto in natura com a água pluvial. Nosso objetivo é corrigir esse sistema”, disse o Procurador, confirmando que o projeto MPF Praia Limpa alcança todas as praias marítimas e da lagoa, englobando todos os municípios da Região dos Lagos. “É importante a conscientização do freqüentador da praia em não se pode largar o lixo e, principalmente, plástico”, concluiu Mitidieri.

O projeto MPF Praia Limpa sediará no município a ação “Iguaba de Ponta a Ponta” no dia 30 de março, realizando a limpeza da laguna na Ponta da Farinha, Praia dos Ubás, Cidade Nova, Centro, Popeye e Andorinhas.

Confira o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=k6j2agwa4jc&t=3s

 

Texto: Lívia Lisle e Andréa Morais

Foto: José Carlos Rodrigues

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONVOCAÇÕES DE ALUNOS DO
PRÉ-I(MANHÃ) E PRÉ-II (TARDE)