Biblioteca Municipal de Iguaba Grande ganha nova sede nesta sexta

Localizada na Praça da Estação, ela terá um acervo de mais de 18 mil publicações

Quem pensa que em plena era tecnológica só os livros digitais estão na moda, está muito enganado. Nesta sexta-feira (17), às 9h, acontece a inauguração virtual da nova sede da Biblioteca Municipal Elysio Pacheco Paes, localizada na Praça da Estação, em Iguaba Grande. A solenidade será virtual, transmitida ao vivo pelo prefeito Vantoil Martins na página da Prefeitura no Facebook.

O espaço possui um acervo de 18 mil publicações entre livros para empréstimo, 488 livros de referência, 1.401 infantis, 1.398 infanto-juvenis, 156 periódicos, 57 livros em braile, 229 gibis e materiais não-bibliográficos como 85 mapas, 380 materiais multimídias (DVD’s, autolivros, CD’s), 522 livros pedagógicos e 100 dicionários entre outros materiais que servem para os mais de 120 frequentadores assíduos. Atualmente a biblioteca possui 1.423 leitores registrados.

A novidade é que agora a biblioteca está num endereço que conta com um espaço físico melhor adaptado, o que traz maior conforto e comodidade para todos que a visitarão. O secretário de Educação e Cultura, Fred de Carvalho, lembra que com o advento da internet, dos smartphones, tablets e mídias digitais, as bibliotecas têm ficado em segundo plano, pois até mesmo os livros são disponibilizados nas referidas mídias. “Por isso a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal, visando resgatar esse hábito tão saudável que é a leitura dos livros impressos, resolveu aproximar a Biblioteca Municipal dos munícipes, colocando-a em uma praça pública”.

Assim que for inaugurada a Biblioteca estará aberta ao público às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h à 12h. E às terças e quintas-feiras das 13h30m às 17h. Importante ressaltar que para ter acesso ao espaço interno da Biblioteca o uso de máscara será obrigatório e que aglomerações serão evitadas. Já nos demais horários o espaço estará fechado ao público, funcionando apenas com trabalho interno de organização segundo as normas técnicas de biblioteconomia.